Neste trabalho destacam-se as problemáticas causadas pela pandemia da covid-19 na Educação Brasileira a qual teve que modificar os seus processos para se adaptar ao novo normal. O presente objetiva promover a reflexão sobre a educação especial no período dos anos de pandemia e de forma geral historicizar sobre o atendimento escolar especializado, para o desenvolvimento de uma educação inclusiva no contexto da escola regular. Especificamente relatamos as consequências da pandemia para a prática educacional inclusiva e do atendimento escolar especializado, mapeamos as práticas do AEE na educação especial para o desenvolvimento de uma educação inclusiva nos tempos de pós-pandemia. Metodologicamente nos pautamos na abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica, tendo os seus resultados tratados pela análise de conteúdo. Discutimos sobre o atendimento escolar especializado e as suas especificidades, a pandemia da covid-19 e as suas consequências na sociedade alagoana, e por fim, a análise e discussão dos resultados. Nos resultados contextualizamos uma educação sucateada, despreparada para o enfrentamento de situações adversas, que, em suas práticas para a resolução de problemas, tem como subterfúgio a utilização de condutas paliativas que negligenciam ações que realmente possam resolvam os problemas, agravando a oferta sazonal de um atendimento educacional especializado já em colapso.