A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino tem sido uma matéria bastante discutida nos diversos segmentos da sociedade, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. É notória a existência de várias leis que garantem o acesso e permanência do aluno com necessidade especial no sistema de ensino, contudo encontramos muitas barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre reflexões acerca das concepções e princípios da educação inclusiva destas neste sistema de ensino. O problema que se pretende responder refere-se à questão da necessidade de promover uma educação inclusiva, pautada na igualdade de direitos e condições de ensino para alunos com necessidades especiais da rede de educação básica. A justificativa está na diversidade da riqueza ao auxílio da aprendizagem, refletindo assim, nas potencialidades de cada um, respeitando suas dificuldades, tanto motora quanto cognitiva ou de aprendizagem que possui bases na necessidade de uma inserção na escola no sentido de articular as necessárias providências e a dinâmica do trabalho a fim de revigorar todas as atividades para o educando realizadas nas instituições escolares. O método realizado para compreender como se dá a problemática foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, jornais, leituras de textos em sites e dessa forma poder realizar um trabalho de excelente qualidade de aprendizado. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, os principais autores pesquisados foram: Perrenoud (2001); Bianchetti (2006) e Mendes (2006). Conclui-se que a escola deve proporcionar uma educação que ajude os seus alunos a recuperarem os vínculos coletivos, o respeito pelo outro, mas com suas particularidades, tendo desejos e sonhos, numa maneira peculiar de se conviver e de aprender.