Artigo CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-87-8

ATENDIMENTO AO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação Especial
"2024-01-24 12:10:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105855
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 4766
    "inscrito_id" => 17598
    "titulo" => "ATENDIMENTO AO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino tem sido uma matéria bastante discutida nos diversos segmentos da sociedade, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. É notória a existência de várias leis que garantem o acesso e permanência do aluno com necessidade especial no sistema de ensino, contudo encontramos muitas barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre reflexões acerca das concepções e princípios da educação inclusiva destas neste sistema de ensino. O problema que se pretende responder refere-se à questão da necessidade de promover uma educação inclusiva, pautada na igualdade de direitos e condições de ensino para alunos com necessidades especiais da rede de educação básica. A justificativa está na diversidade da riqueza ao auxílio da aprendizagem, refletindo assim, nas potencialidades de cada um, respeitando suas dificuldades, tanto motora quanto cognitiva ou de aprendizagem que possui bases na necessidade de uma inserção na escola no sentido de articular as necessárias providências e a dinâmica do trabalho a fim de revigorar todas as atividades para o educando realizadas nas instituições escolares. O método realizado para compreender como se dá a problemática foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, jornais, leituras de textos em sites e dessa forma poder realizar um trabalho de excelente qualidade de aprendizado. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, os principais autores pesquisados foram: Perrenoud (2001); Bianchetti (2006) e Mendes (2006). Conclui-se que a escola deve proporcionar uma educação que ajude os seus alunos a recuperarem os vínculos coletivos, o respeito pelo outro, mas com suas particularidades, tendo desejos e sonhos, numa maneira peculiar de se conviver e de aprender."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17598_TB4766_24062023194252.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO BARBOSA ALVES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO BARBOSA"
    "autor_email" => "antoniobarbosa1991@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105855
    "edicao_id" => 330
    "trabalho_id" => 4766
    "inscrito_id" => 17598
    "titulo" => "ATENDIMENTO AO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino tem sido uma matéria bastante discutida nos diversos segmentos da sociedade, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. É notória a existência de várias leis que garantem o acesso e permanência do aluno com necessidade especial no sistema de ensino, contudo encontramos muitas barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre reflexões acerca das concepções e princípios da educação inclusiva destas neste sistema de ensino. O problema que se pretende responder refere-se à questão da necessidade de promover uma educação inclusiva, pautada na igualdade de direitos e condições de ensino para alunos com necessidades especiais da rede de educação básica. A justificativa está na diversidade da riqueza ao auxílio da aprendizagem, refletindo assim, nas potencialidades de cada um, respeitando suas dificuldades, tanto motora quanto cognitiva ou de aprendizagem que possui bases na necessidade de uma inserção na escola no sentido de articular as necessárias providências e a dinâmica do trabalho a fim de revigorar todas as atividades para o educando realizadas nas instituições escolares. O método realizado para compreender como se dá a problemática foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, jornais, leituras de textos em sites e dessa forma poder realizar um trabalho de excelente qualidade de aprendizado. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, os principais autores pesquisados foram: Perrenoud (2001); Bianchetti (2006) e Mendes (2006). Conclui-se que a escola deve proporcionar uma educação que ajude os seus alunos a recuperarem os vínculos coletivos, o respeito pelo outro, mas com suas particularidades, tendo desejos e sonhos, numa maneira peculiar de se conviver e de aprender."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID17598_TB4766_24062023194252.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:38:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO BARBOSA ALVES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO BARBOSA"
    "autor_email" => "antoniobarbosa1991@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:10:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 330
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-especial-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "66031bb506fc6_26032024160213.jpg"
        "timbrado" => "65b1287951b96_24012024121049.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:02:13"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 206
                "edicao_id" => 330
                "codigo" => "978-85-61702-87-8"
                "capa" => "66031bb5094c4_26032024160213.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Especial (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES (UFERSA)<br />\r\n
                  DINA PEREIRA DE MELO (UFPB)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EZER WELLINGTON GOMES LIMA &nbsp;(UFR)<br />\r\n
                  FABIO ALEXANDRE SANTOS (URCA)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA MARTINS MONTEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  IRANETE DE ARA&Uacute;JO MEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  IZAURA MARIA DE ANDRADE DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELITON FRANCISCO SOUSA DE PAULO (UFPB)<br />\r\n
                  LIGIANE GOMES MARINHO SALVINO (IFPB)<br />\r\n
                  LISI&Ecirc; MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  MAGNO ALEXON BEZERRA SEABRA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DAS NEVES DE ARA&Uacute;O LISBOA (UEPB)<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE (IFPB)<br />\r\n
                  NATHALY SANTIAGO LEITE &nbsp;<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PHAGNER RAMOS TAVARES (UFPE)<br />\r\n
                  SAMUEL AMARAL VERAS BONIF&Aacute;CIO (UFPB)<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024150728-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:10:49"
                "updated_at" => "2024-04-22 15:07:28"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino tem sido uma matéria bastante discutida nos diversos segmentos da sociedade, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. É notória a existência de várias leis que garantem o acesso e permanência do aluno com necessidade especial no sistema de ensino, contudo encontramos muitas barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas. Neste sentido o presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre reflexões acerca das concepções e princípios da educação inclusiva destas neste sistema de ensino. O problema que se pretende responder refere-se à questão da necessidade de promover uma educação inclusiva, pautada na igualdade de direitos e condições de ensino para alunos com necessidades especiais da rede de educação básica. A justificativa está na diversidade da riqueza ao auxílio da aprendizagem, refletindo assim, nas potencialidades de cada um, respeitando suas dificuldades, tanto motora quanto cognitiva ou de aprendizagem que possui bases na necessidade de uma inserção na escola no sentido de articular as necessárias providências e a dinâmica do trabalho a fim de revigorar todas as atividades para o educando realizadas nas instituições escolares. O método realizado para compreender como se dá a problemática foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando livros, jornais, leituras de textos em sites e dessa forma poder realizar um trabalho de excelente qualidade de aprendizado. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, os principais autores pesquisados foram: Perrenoud (2001); Bianchetti (2006) e Mendes (2006). Conclui-se que a escola deve proporcionar uma educação que ajude os seus alunos a recuperarem os vínculos coletivos, o respeito pelo outro, mas com suas particularidades, tendo desejos e sonhos, numa maneira peculiar de se conviver e de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.