A sondagem dos níveis de aptidão e talento musical possibilita planejamento educacional e aplicação de recursos e políticas públicas, principalmente, no âmbito escolar. Nesse sentido, objetivou-se apresentar o Protocolo para Screening de Habilidades Musicais (PSHM) e instrumentos complementares como uma possibilidade para a identificação de casos de talento musical, a partir das medidas de aptidão. Trata-se de uma pesquisa em andamento pautada na teoria de resposta ao item, modelo psicométrico, e baseada no método psicofísico de comparação por pares. O PSHM conta com 54 itens, três (3) questionários, uma (1) sub-escala, um (1) guia de observação com sugestões de atividades, uma (1) ficha de indicação e dois (2) roteiros para a realização de entrevista. Também conta com adaptações para pessoas com deficiência e há traduções para o inglês e espanhol. Ademais, há orientações para a ministração dos instrumentos em escolas indígenas. As instruções são padronizadas e estão registradas em um manual. Conta, também, com vídeos e podcasts explicativos, além de treinamento. O PSHM e instrumentos complementares estão na versão online e a tabulação dos resultados pode ser realizada por meio de uma máscara de correção ou tabulação eletrônica. Em conclusão, o PSHM e instrumentos complementares podem mensurar a aptidão e o talento, preliminarmente. O PSHM encontra-se em processo de validação e fidedignidade. Para além, serão necessários padronização e estabelecimento do percentil para disponibilizá-lo para uso.