Este trabalho tem como temática a formação docente para o atendiemnto de estudantes com deficiência visual e cegueira no sitema brasileiro, analisando o papel do professor na efetivação do direito à educação, instrumentalizando e possibilitando aprendizagem que atenda às especificidades dos alunos. Por objetivo, buscou-se visualizar como se tem efetivado a formação e preparodo o corpo docente para educação inclusiva. Para isso, optou-se por uma Revisão Sistemática da Literatura, a partir de uma pergunta norteadora: Como tem ocorrido a formação continuada de docentes para habilitá-los no trabalho com discentes com deficiência visual? Com vistas a compreender o cenário das produções científicas na área para analise acerca dos artigos selecionados à luz da referida literatura. Foram definidas para a busca, as seguintes bases de dados gratuitas e de maior acesso no Brasil: Scientific Eletronic Library Online; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Por meio da análise de conteúdo, chegou-se a duas categorias: formação docente- limites e desafios para inclusão de estudantes com deficiência; e formação continuada - a inclusão real do discente com deficiência visual e cegueira. A partir dos resultados , constatou-se que a formação continuada de professores se faz um espaço essencial para atender as lacunas não preenchidas pela formação inicial, bem como as transformações socioculturais, políticas, econômicas e demais experiênciadas pela sociedade e que afetam o ensino e aprendizagem.