Neste trabalho discorre-se sobre práticas de alfabetização e letramento da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI). Elaborou-se como objetivo geral analisar práticas de alfabetização e letramento, efetivadas com estudantes da EJAI, para conhecer e refletir sobre os desdobramentos das referidas práticas, na vida dessas pessoas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e dotou-se como técnicas para a construção dos dados a observação e a roda de conversas. Ressalta-se que a pesquisa foi desenvolvida em duas escolas localizadas na zona rural de um município do Pará, fundamenta-se em estudos voltados para as áreas da Educação do Campo, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Alfabetização e Letramento, em articulação às práticas das professoras, considerando-se saberes culturais amazônicos, atrelados às vivências dos sujeitos. As ações relacionadas às vivências de formação de professoras/es desenvolvidas sob as orientações das autoras desse artigo, possibilitou conciliar o que foi apreendido durante os cursos de formação continuada, com a prática das/es professoras/es participantes. O referido curso foi realizado com a participação de oito professoras e dois professores, no período de abril a junho de 2022, totalizando vinte e quatro horas de formação. Para este trabalho apresentar-se-á a análise das práticas de duas professoras que atuam na EJAI, no contexto da educação do campo. As referidas práticas foram observadas posteriormente ao curso de formação continuada para professores/as, no período de agosto a novembro de 2022, totalizando oito períodos de observações e interação, envolvendo dez estudantes da EJAI. A realização dessa pesquisa possibilitou tanto aos/as estudantes da EJAI, quanto às suas professoras conhecerem novos textos e novas maneiras de interagir com gêneros literários diversos e instigantes, evidentemente, respeitando-se suas singularidades, diversidades e seus contextos socioculturais, assim como contribuiu para o processo de alfabetização e letramento de estudantes da EJAI, demonstrando a formação de pessoas leitoras e escritoras.