A integração disciplinar e contextualização dos conteúdos à realidade dos educandos é uma estratégia promissora no planejamento de aulas mais atrativas e transformadoras. Assim, conteúdos são ensinados de forma mais conectada ao cotidiano do educando, podendo auxiliar na aprendizagem, além de fortalecer e valorizar os saberes dos educandos, como Freire pontuava. Nesse relato é evidenciado o trabalho de conteúdos ligados à medicina tradicional e científica, saberes populares, práticas medicinais indígenas e africanas, considerando, principalmente, os componentes curriculares Ciências e História, valorizando os saberes dos educandos e oportunizando que estes complementem e atualizem conceitos adquiridos ao longo de suas vivências. O desenvolvimento da prática relatada se deu ao longo de um trimestre, tendo como público alvo estudantes da educação de jovens e adultos da Escola Prof. Admardo Serafim de Oliveira -rede municipal de Vitória/ES. A referida escola tem no projeto político-pedagógico os ideais Freireanos e uma das práticas realizadas é a bidocência, bem como o ensino contextualizado e considerando conteúdos transversais, como relações étnico-raciais. Como principais resultados podemos citar: criação de um plano de trabalho trimestral a ser compartilhado com pares que centrou o educando no fazer pedagógico e que pode ser replicado considerando adaptações pertinentes a diferentes realidades; produção de livretos- pelos educandos- contendo informações principais sobre plantas medicinais africanas e indígenas; oportunização de um espaço de troca de saberes entre a comunidade escolar e uma referência nacional na área de fitoterapia, Dra. Henriqueta Sacramento; produção de uma coleção de mudas de plantas de origem africana e indígena e identificação dessas espécies para apresentação em um seminário aberto à comunidade escolar; realização de uma prática didática pautada na pedagogia da autonomia, valorizando saberes populares e prévios dos educandos e uma educação que se vale desses mesmos saberes na construção de novos aprendizados de forma crítica e para a transformação.