Artigo CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-75-5

A JUVENTUDE NA EJA/EPT: POSSIBILIDADE A PERMANÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
0 of 0
"2024-01-24 12:18:12" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105799 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 6080 "inscrito_id" => 20239 "titulo" => "A JUVENTUDE NA EJA/EPT: POSSIBILIDADE A PERMANÊNCIA" "resumo" => "A diversidade de culturas juvenis presentes no espaço escolar é imensa, são os estudantes urbanos e os rurais, os grupos sociais mais pobres e os que têm melhores condições econômicas, os que trabalham e os que não trabalham, os que desejam ingressar na faculdade e àqueles que desejam o mundo do trabalho, as mulheres solteiras, casadas, empreendedoras, os LGBTQIA+, os negros, índios, brancos. Tal diversidade precisa ser discutida e vivenciada através da escola, nos espaços de aula, de pesquisa, de extensão. A realidade é que o quantitativo de estudantes que abandonam a escola é maior do que àqueles que permanecem nela. Este estudo aborda a juventude na Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – EJA/EPT e as possibilidades para à permanência, cujo objetivo é compreender a percepção dos jovens da EJA/EPT nas ações desenvolvidas no Instituto Federal de Alagoas - Ifal, sua inserção no espaço escolar e no mundo do trabalho, a partir do diálogo e do respeito à sua cultura, seus grupos sociais, sua diversidade e sua emancipação enquanto sujeito social. Nesse sentido, essa pesquisa parte das questões problematizadoras: Os mecanismos de promoção da permanência proporcionam realmente que os jovens concluam seus estudos? Que verticalizem? Que sejam inseridos no mundo do trabalho? Como se dá o acompanhamento destes em seu processo de aprendizagem? Esses estudantes vivenciam a exclusão ou a inclusão no espaço escolar? Trata-se de uma investigação qualitativa, que apresenta a pesquisa-ação enquanto abordagem metodológica, uma vez que centra-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Enquanto resultados, destaca-se percepção dos jovens sobre as ações desenvolvidas no Ifal, que vislumbram apenas as ações da política estudantil como possibilidade de permanência na instituição.A diversidade de culturas juvenis presentes no espaço escolar é imensa, são os estudantes urbanos e os rurais, os grupos sociais mais pobres e os que têm melhor" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20239_TB6080_20112023165606.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA KELLY COIMBRA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "peixotoskc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105799 "edicao_id" => 332 "trabalho_id" => 6080 "inscrito_id" => 20239 "titulo" => "A JUVENTUDE NA EJA/EPT: POSSIBILIDADE A PERMANÊNCIA" "resumo" => "A diversidade de culturas juvenis presentes no espaço escolar é imensa, são os estudantes urbanos e os rurais, os grupos sociais mais pobres e os que têm melhores condições econômicas, os que trabalham e os que não trabalham, os que desejam ingressar na faculdade e àqueles que desejam o mundo do trabalho, as mulheres solteiras, casadas, empreendedoras, os LGBTQIA+, os negros, índios, brancos. Tal diversidade precisa ser discutida e vivenciada através da escola, nos espaços de aula, de pesquisa, de extensão. A realidade é que o quantitativo de estudantes que abandonam a escola é maior do que àqueles que permanecem nela. Este estudo aborda a juventude na Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – EJA/EPT e as possibilidades para à permanência, cujo objetivo é compreender a percepção dos jovens da EJA/EPT nas ações desenvolvidas no Instituto Federal de Alagoas - Ifal, sua inserção no espaço escolar e no mundo do trabalho, a partir do diálogo e do respeito à sua cultura, seus grupos sociais, sua diversidade e sua emancipação enquanto sujeito social. Nesse sentido, essa pesquisa parte das questões problematizadoras: Os mecanismos de promoção da permanência proporcionam realmente que os jovens concluam seus estudos? Que verticalizem? Que sejam inseridos no mundo do trabalho? Como se dá o acompanhamento destes em seu processo de aprendizagem? Esses estudantes vivenciam a exclusão ou a inclusão no espaço escolar? Trata-se de uma investigação qualitativa, que apresenta a pesquisa-ação enquanto abordagem metodológica, uma vez que centra-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Enquanto resultados, destaca-se percepção dos jovens sobre as ações desenvolvidas no Ifal, que vislumbram apenas as ações da política estudantil como possibilidade de permanência na instituição.A diversidade de culturas juvenis presentes no espaço escolar é imensa, são os estudantes urbanos e os rurais, os grupos sociais mais pobres e os que têm melhor" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20239_TB6080_20112023165606.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:32:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA KELLY COIMBRA PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "SILVANA" "autor_email" => "peixotoskc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:18:12" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 332 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT12" "logo" => null "capa" => "66031cd36c44c_26032024160659.jpg" "timbrado" => "65b12a3409594_24012024121812.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-03-26 16:06:59" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRAN&Ccedil;A FARIAS &nbsp;<br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS &nbsp;(SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA &nbsp;<br />\r\n JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS &nbsp;(FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRAN&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 208 "edicao_id" => 332 "codigo" => "978-85-61702-75-5" "capa" => "66031cd36f94d_26032024160659.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\nCom nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, <br />\r\n Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\nTransforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil; <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\nNesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\nProjetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es s <br />\r\n Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n &nbsp; """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DA SILVA (UFRPE)<br />\r\n ELIAS DE FRAN&Ccedil;A FARIAS &nbsp;<br />\r\n ELIZABETE CARLOS DO VALE (UEPB)<br />\r\n GIVANILDO MELO DOS SANTOS &nbsp;(SEPE)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (FAINTVISA)<br />\r\n JOELMA SANTANA REIS DA SILVA &nbsp;<br />\r\n JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS &nbsp;(FALUB)<br />\r\n LUCINEIDE PIRES DA SILVA FRAN&Ccedil;A &nbsp;<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (FALUB)<br />\r\n ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (FALUB)<br />\r\n THAMYRYS LIMA (UFPE)<br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "22042024155022-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:18:12" "updated_at" => "2024-04-22 15:50:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A diversidade de culturas juvenis presentes no espaço escolar é imensa, são os estudantes urbanos e os rurais, os grupos sociais mais pobres e os que têm melhores condições econômicas, os que trabalham e os que não trabalham, os que desejam ingressar na faculdade e àqueles que desejam o mundo do trabalho, as mulheres solteiras, casadas, empreendedoras, os LGBTQIA+, os negros, índios, brancos. Tal diversidade precisa ser discutida e vivenciada através da escola, nos espaços de aula, de pesquisa, de extensão. A realidade é que o quantitativo de estudantes que abandonam a escola é maior do que àqueles que permanecem nela. Este estudo aborda a juventude na Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica – EJA/EPT e as possibilidades para à permanência, cujo objetivo é compreender a percepção dos jovens da EJA/EPT nas ações desenvolvidas no Instituto Federal de Alagoas - Ifal, sua inserção no espaço escolar e no mundo do trabalho, a partir do diálogo e do respeito à sua cultura, seus grupos sociais, sua diversidade e sua emancipação enquanto sujeito social. Nesse sentido, essa pesquisa parte das questões problematizadoras: Os mecanismos de promoção da permanência proporcionam realmente que os jovens concluam seus estudos? Que verticalizem? Que sejam inseridos no mundo do trabalho? Como se dá o acompanhamento destes em seu processo de aprendizagem? Esses estudantes vivenciam a exclusão ou a inclusão no espaço escolar? Trata-se de uma investigação qualitativa, que apresenta a pesquisa-ação enquanto abordagem metodológica, uma vez que centra-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. Enquanto resultados, destaca-se percepção dos jovens sobre as ações desenvolvidas no Ifal, que vislumbram apenas as ações da política estudantil como possibilidade de permanência na instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.