As Narrativas dos Sujeitos da EJA como Instrumento de Formação e (Re)organização Metodológica, é uma pesquisa em andamento na cidade de Salvador, em salas de aulas de EJA I (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental I), numa escola situada na periferia da cidade, sobrevivente ao desmonte da EJA e que ainda oferta a modalidade. A pretensão é investigar as práticas pedagógicas realizadas nas salas de aula, observando quais dispositivos podem ser revisitados nas práticas pedagógicas dos educadores, no sentido de fortalecer as metodologias utilizadas em sala. Trata-se de um trabalho investigativo amplo com os sujeitos e o lócus da pesquisa, de caráter subjetivo. A investigação será conduzida pela abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa (auto)biográfica e metodologia colaborativa. No primeiro momento, um estudo das trajetórias de formação dos educadores e das vivências dos educandos, através de entrevistas biográficas. No segundo momento, após a constatação das práticas pedagógicas da EJA, utilizarei a pesquisa colaborativa para desenvolver um trabalho de formação com esses educadores, com destaque a desenvolver práticas pedagógicas que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes da EJA. Como aporte teórico inicial, traremos contribuições de Arroyo(2001), Delory-Momberger (2012), Freire(1983, 1996), Pimenta (1998; 2000), Imbernón(2001), Nóvoa(1992; 2010), Pereira(2015), Souza(2015), Tardif(2002). Inseridos nesse processo de aprendizagem e formação, os educadores detém a responsabilidade de orientar e direcionar o aprendizado, para isso, mune-se de práticas, instrumentos pedagógicos e métodos de ensino. Assim, busca-se também entender como se dá o processo educativo formativo dentro da sala de aula. Contudo, mesmo perante práticas metodológicas e instrumentos diversos nem sempre se pode garantir aprendizagens qualitativas para esses sujeitos, espera-se que este estudo possibilite para esse público um olhar atencioso para tais práticas revitalizando-as em favor da EJA.