Este artigo objetiva apresentar os desafios e as oportunidades presentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos sob a ótica dos estudantes. Para tanto, fez-se uma pesquisa de campo, na qual foram selecionados 20 alunos dessa modalidade de ensino para responder a um questionário com perguntas abertas e fechadas, acerca de quais são os desafios e as oportunidades surgidas em sua realidade estudantil. Dentre o aporte teórico utilizado para respaldar a pesquisa citamos: Freire (2011), Candau (2008), Brandão (2010), Romão (2013), Pierro (2008), Strek (2012), Gil (2008),dentre outros. Os resultados da pesquisa foram apresentados textualmente, em quadros e gráficos e indicaram que os estudantes vêem o acesso à Educação como uma oportunidade, no entanto, são muitos os desafios pelos quais eles têm que passar, desde conseguir assistir às aulas, aprimorar o seu conhecimento a concluir os seus estudos. A Educação de Jovens, Adultos e Idosos deve ter um olhar constante dos governos e das instituições educacionais, buscando oferecer oportunidades de aprendizagem que atendam às suas necessidades específicas e valorizem suas experiências e conhecimentos prévios. Além disso, faz-se necessário investir em políticas públicas que promovam a inclusão social e a igualdade de acesso à educação, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, equânime e democrática dando pleno acesso e oportunidade para todos.