OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: AÇÕES DO PIBID NA ESCOLA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9999 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: AÇÕES DO PIBID NA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo, classificado como relato de experiência, tem como objetivo dar continuidade ao projeto I OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado em 2013, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2014, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da II OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. As atividades foram realizadas em cinco momentos: 1 - Foram desenvolvidas nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio atividades onde foram detectadas as dificuldades nos conteúdos das séries anteriores (6º, 7º, 8º e 9º ano), principalmente nos conteúdos de proporção, razão, porcentagem, frações, entre outros. 2 - Detectadas as dificuldades, foram abertas as inscrições para o aulão, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola. 3 - O aulão foi ministrado em um horário oposto ao das aulas, pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, que se preocuparam em organizar uma lista de atividades com 20 questões de acordo com o nível do aluno, com o intuito de melhorar a aprendizagem nessa disciplina. 4 - Os alunos inscritos nos aulões tiveram a oportunidade de participar da prova da II OIMP, onde os alunos bolsistas elaboraram a prova com 20 questões interdisciplinar e de raciocínio lógico, seguindo os critérios e as normas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Dividimos em 3 salas com aproximadamente 30 alunos cada. Essa foi aplicada das 14 às 16 horas totalizando 2 horas de prova. Procurou-se utilizar conteúdos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, pois já que a prova seria voltada para alunos de 1º, 2º e 3º ano, nenhum fosse prejudicado pelo fato de não ter estudado o assunto em sala de aula. 5 - Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes a um bimestre, além de medalhas de ouro, prata e bronze para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em álgebra (função, gráficos, tabelas: calcular, resolver, identificar), e no campo de grandezas e medidas, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de despertar nos alunos o interesse pela matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNA, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_00_43_43_idinscrito_223_14d5775cca014f0832615a6a0b856ee8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG" "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9999 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 223 "titulo" => "OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: AÇÕES DO PIBID NA ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo, classificado como relato de experiência, tem como objetivo dar continuidade ao projeto I OIMP (Olimpíadas Internas de Matemática do PREMEN) realizado em 2013, em uma escola pública de Campina Grande – PB. O projeto surgiu com o intuito de minimizar os problemas encontrados no processo de ensino-aprendizagem de matemática. Em abril de 2014, os alunos fizeram inscrições para aulões ministrados pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB e, consequentemente, participaram da prova da II OIMP de forma competitiva, com premiações para os primeiros colocados, como forma de estímulo. As atividades foram realizadas em cinco momentos: 1 - Foram desenvolvidas nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio atividades onde foram detectadas as dificuldades nos conteúdos das séries anteriores (6º, 7º, 8º e 9º ano), principalmente nos conteúdos de proporção, razão, porcentagem, frações, entre outros. 2 - Detectadas as dificuldades, foram abertas as inscrições para o aulão, com divulgação através de cartazes e convocação nas salas de aula, feitas pelos professores de matemática da escola. 3 - O aulão foi ministrado em um horário oposto ao das aulas, pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, que se preocuparam em organizar uma lista de atividades com 20 questões de acordo com o nível do aluno, com o intuito de melhorar a aprendizagem nessa disciplina. 4 - Os alunos inscritos nos aulões tiveram a oportunidade de participar da prova da II OIMP, onde os alunos bolsistas elaboraram a prova com 20 questões interdisciplinar e de raciocínio lógico, seguindo os critérios e as normas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Dividimos em 3 salas com aproximadamente 30 alunos cada. Essa foi aplicada das 14 às 16 horas totalizando 2 horas de prova. Procurou-se utilizar conteúdos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, pois já que a prova seria voltada para alunos de 1º, 2º e 3º ano, nenhum fosse prejudicado pelo fato de não ter estudado o assunto em sala de aula. 5 - Foi realizada uma cerimônia de premiação, onde os dez primeiros colocados receberam certificados e notas referentes a um bimestre, além de medalhas de ouro, prata e bronze para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Os resultados indicaram que os alunos tinham dificuldades em álgebra (função, gráficos, tabelas: calcular, resolver, identificar), e no campo de grandezas e medidas, porém, houve uma aprendizagem motivadora, capaz de despertar nos alunos o interesse pela matemática através da resolução de questões curiosas e desafiadoras, além de desenvolver o raciocínio lógico, proporcionando a eles uma maior afinidade com a disciplina, amenizando as dificuldades encontradas e prepará-los para provas, como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "OLIMPÍADAS INTERNA, RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_00_43_43_idinscrito_223_14d5775cca014f0832615a6a0b856ee8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDEMBERG OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LINDEMBERG" "autor_email" => "lindembergso@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }