Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 188
UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA

Palavra-chaves: GEOMETRIA DINÂMICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

Resumo

Por meio deste trabalho pretendemos sugerir a abordagem da geometria de forma dinâmica usando o software GeoGebra. Observando as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e fazendo uma pequena reflexão de como os livros didáticos trabalham o tema. Contudo não pretendemos sugerir que os softwares os substituam, mas que estes sirvam como um recurso a mais para que o professor possa ilustrar as aulas de matemática, mais especificamente, no caso deste trabalho, as de geometria. Para isso apresentaremos propostas que poderão ser discutidas e analisadas, com objetivo de mostrarmos o GeoGebra como uma ferramenta didática nas aulas de matemática. Nessa perspectiva, percebemos no GeoGebra um grande potencial, capaz de cumprir boa parte destas sugestões. Criado por Markus Hohenwarter em 2001, o GeoGebra é um software livre usado em cerca de190 países e traduzido para 55 idiomas, tendo 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte para o seu uso, inclusive no Brasil, tendo como principal objetivo dinamizar o estudo da geometria, álgebra, tabelas e gráficos facilitando a investigação e o aprendizado de diversos conceitos matemáticos. O uso de softwares em sala de aula pode facilitar a assimilação dos conteúdos oferecidos aos alunos, pois, o apelo visual estimula uma maior compreensão do assunto e mostra na prática o uso da matemática, que muitas vezes é tida como mera teoria e não como uma disciplina prática. Com este trabalho pretendemos mostrar que, com o uso do GeoGebra podemos dar vida à matemática não só no campo da geometria, mas em diversas outras áreas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.