UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9946 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1499 "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA" "resumo" => "Por meio deste trabalho pretendemos sugerir a abordagem da geometria de forma dinâmica usando o software GeoGebra. Observando as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e fazendo uma pequena reflexão de como os livros didáticos trabalham o tema. Contudo não pretendemos sugerir que os softwares os substituam, mas que estes sirvam como um recurso a mais para que o professor possa ilustrar as aulas de matemática, mais especificamente, no caso deste trabalho, as de geometria. Para isso apresentaremos propostas que poderão ser discutidas e analisadas, com objetivo de mostrarmos o GeoGebra como uma ferramenta didática nas aulas de matemática. Nessa perspectiva, percebemos no GeoGebra um grande potencial, capaz de cumprir boa parte destas sugestões. Criado por Markus Hohenwarter em 2001, o GeoGebra é um software livre usado em cerca de190 países e traduzido para 55 idiomas, tendo 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte para o seu uso, inclusive no Brasil, tendo como principal objetivo dinamizar o estudo da geometria, álgebra, tabelas e gráficos facilitando a investigação e o aprendizado de diversos conceitos matemáticos. O uso de softwares em sala de aula pode facilitar a assimilação dos conteúdos oferecidos aos alunos, pois, o apelo visual estimula uma maior compreensão do assunto e mostra na prática o uso da matemática, que muitas vezes é tida como mera teoria e não como uma disciplina prática. Com este trabalho pretendemos mostrar que, com o uso do GeoGebra podemos dar vida à matemática não só no campo da geometria, mas em diversas outras áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "GEOMETRIA DINÂMICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_16_46_32_idinscrito_1499_e53c509f76c3df33f9276d6ef0939be7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO HENRIQUE DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "HÉLIO LCERDA" "autor_email" => "heliohlacerda@gmail.com" "autor_ies" => "UEBP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9946 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1499 "titulo" => "UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE GEOMETRIA" "resumo" => "Por meio deste trabalho pretendemos sugerir a abordagem da geometria de forma dinâmica usando o software GeoGebra. Observando as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e fazendo uma pequena reflexão de como os livros didáticos trabalham o tema. Contudo não pretendemos sugerir que os softwares os substituam, mas que estes sirvam como um recurso a mais para que o professor possa ilustrar as aulas de matemática, mais especificamente, no caso deste trabalho, as de geometria. Para isso apresentaremos propostas que poderão ser discutidas e analisadas, com objetivo de mostrarmos o GeoGebra como uma ferramenta didática nas aulas de matemática. Nessa perspectiva, percebemos no GeoGebra um grande potencial, capaz de cumprir boa parte destas sugestões. Criado por Markus Hohenwarter em 2001, o GeoGebra é um software livre usado em cerca de190 países e traduzido para 55 idiomas, tendo 62 Institutos GeoGebra em 44 países para dar suporte para o seu uso, inclusive no Brasil, tendo como principal objetivo dinamizar o estudo da geometria, álgebra, tabelas e gráficos facilitando a investigação e o aprendizado de diversos conceitos matemáticos. O uso de softwares em sala de aula pode facilitar a assimilação dos conteúdos oferecidos aos alunos, pois, o apelo visual estimula uma maior compreensão do assunto e mostra na prática o uso da matemática, que muitas vezes é tida como mera teoria e não como uma disciplina prática. Com este trabalho pretendemos mostrar que, com o uso do GeoGebra podemos dar vida à matemática não só no campo da geometria, mas em diversas outras áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "GEOMETRIA DINÂMICA, TECNOLOGIA, GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_16_46_32_idinscrito_1499_e53c509f76c3df33f9276d6ef0939be7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HÉLIO HENRIQUE DE LACERDA" "autor_nome_curto" => "HÉLIO LCERDA" "autor_email" => "heliohlacerda@gmail.com" "autor_ies" => "UEBP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }