ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE SABERES, EXTENSÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: INICIATIVAS E PERCEPÇÕES NA/SOBRE ESCOLA PÚBLICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9930 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE SABERES, EXTENSÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: INICIATIVAS E PERCEPÇÕES NA/SOBRE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos das experiências vividas em um Colégio Estadual do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da atuação como bolsista do Subprojeto Pedagogia/Ensino Médio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIRIO). Com o enfoque na prática educativa, visa-se entender como ampliamos os caminhos para a construção da identidade docente, considerando os espaços da escola pública como espaços de formação indo além da universidade. O trabalho busca apresentar nuances da relação escola-universidade por ser esse o interstício que favorece uma dinâmica de ressignificações de saberes e de formação humana que atinge todos os sujeitos envolvidos no processo de viver a escola e as suas urgências. Ao longo de um ano de atuação, nos apoiamos em uma iniciativa que culminou na organização de um cineclube no qual a experiência cinematográfica é definida e reproduzida com os/as estudantes do Nível Médio-Formação de Professores dentro do espaço da escola. O mote é valorizar o cinema como objeto cultural, explorando seu potencial educativo e experimentando-o como campo de interação simbólico, sendo este portador de narrativas diversas que refletem ideologias, crenças e valores. Consequentemente, difusor do patrimônio cultural. As ações priorizam o debate e a reflexão em torno de conceitos e ideias que emergem dessa ambiência de aprendizagem coletiva. O projeto tem como objetivo garantir mais um espaço de escuta e de vivência para além daqueles espaços que o currículo oficial da instituição define previamente com a comunidade escolar. Partimos do ideário apresentado por Miranda (2014) sobre ser essa uma perspectiva onde a dinâmica organizacional está pautada em práticas que instituímos coletivamente em trânsito e em pares. Assim, nos assumimos, como grupo que se constitui nas interseções promovidas pela escola e pela universidade a partir de uma retórica engajada diante das práticas de invisibilização das potencialidades dos saberes discentes e docentes. O Projeto Cineclube está alinhado com o objetivo central do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que é colaborar com a formação de estudantes de licenciaturas proporcionando a experiência de estar/viver a escola e aprender no cotidiano outras possibilidades de trabalho através de práticas dialógicas e consequentemente interculturais no sentido dado por Candau (2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ESCOLA PÚBLICA, EXTENSÃO CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_11_52_59_idinscrito_1120_3a8e1b6d1800628717618421d2bd3869.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYCA HELEN ROMÃO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSYCA OLIVEIRA" "autor_email" => "jessyca.helen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9930 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 255 "inscrito_id" => 1120 "titulo" => "ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DE SABERES, EXTENSÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE: INICIATIVAS E PERCEPÇÕES NA/SOBRE ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos das experiências vividas em um Colégio Estadual do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da atuação como bolsista do Subprojeto Pedagogia/Ensino Médio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIRIO). Com o enfoque na prática educativa, visa-se entender como ampliamos os caminhos para a construção da identidade docente, considerando os espaços da escola pública como espaços de formação indo além da universidade. O trabalho busca apresentar nuances da relação escola-universidade por ser esse o interstício que favorece uma dinâmica de ressignificações de saberes e de formação humana que atinge todos os sujeitos envolvidos no processo de viver a escola e as suas urgências. Ao longo de um ano de atuação, nos apoiamos em uma iniciativa que culminou na organização de um cineclube no qual a experiência cinematográfica é definida e reproduzida com os/as estudantes do Nível Médio-Formação de Professores dentro do espaço da escola. O mote é valorizar o cinema como objeto cultural, explorando seu potencial educativo e experimentando-o como campo de interação simbólico, sendo este portador de narrativas diversas que refletem ideologias, crenças e valores. Consequentemente, difusor do patrimônio cultural. As ações priorizam o debate e a reflexão em torno de conceitos e ideias que emergem dessa ambiência de aprendizagem coletiva. O projeto tem como objetivo garantir mais um espaço de escuta e de vivência para além daqueles espaços que o currículo oficial da instituição define previamente com a comunidade escolar. Partimos do ideário apresentado por Miranda (2014) sobre ser essa uma perspectiva onde a dinâmica organizacional está pautada em práticas que instituímos coletivamente em trânsito e em pares. Assim, nos assumimos, como grupo que se constitui nas interseções promovidas pela escola e pela universidade a partir de uma retórica engajada diante das práticas de invisibilização das potencialidades dos saberes discentes e docentes. O Projeto Cineclube está alinhado com o objetivo central do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que é colaborar com a formação de estudantes de licenciaturas proporcionando a experiência de estar/viver a escola e aprender no cotidiano outras possibilidades de trabalho através de práticas dialógicas e consequentemente interculturais no sentido dado por Candau (2008)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ESCOLA PÚBLICA, EXTENSÃO CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_11_52_59_idinscrito_1120_3a8e1b6d1800628717618421d2bd3869.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSYCA HELEN ROMÃO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JESSYCA OLIVEIRA" "autor_email" => "jessyca.helen@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }