A partir do trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio, através do projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco , vinculado ao PIBID-LETRAS, o presente artigo está empenhado em apontar práticas pedagógicas que favoreçam a discussão e a conscientização sobre o respeito à diversidade. Ressaltamos, aqui, como o ensino de língua portuguesa, através do trabalho com os gêneros textuais, pode contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de conviver harmoniosamente com as diferenças cada vez mais perceptíveis na sociedade. Mediante a análise da proposta de estudo realizado na E.E.E.F.M. Félix Araújo, observamos as nuances da figura da mulher, ao longo da história, através do estudo da temática: As várias faces do mesmo universo, mostrando como a mulher era socialmente concebida, e como ela se apresenta na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, recorremos aos documentos oficiais que orientam o ensino nos níveis fundamental e médio, como os PCN e as OCEM. Defendemos a inserção dos temas transversais nas aulas de Língua Portuguesa, por considerarmos necessários à formação de cidadãos conscientes e observadores dos direitos humanos e da diversidade. Ao refletir sobre o aprimoramento da capacidade de aceitação da diversidade no meio escolar, acreditamos que a formação do estudante deve estar pautada em meios que favoreçam a inclusão e o respeito às pluralidades culturais e sociais.