Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS

Palavra-chaves: ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TEMAS TRANSVERSAIS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9765
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 520
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS"
    "resumo" => "A partir do trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio, através do projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco , vinculado ao PIBID-LETRAS, o presente artigo está empenhado em apontar práticas pedagógicas que favoreçam a discussão e a conscientização sobre o respeito à diversidade. Ressaltamos, aqui, como o ensino de língua portuguesa, através do trabalho com os gêneros textuais, pode contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de conviver harmoniosamente com as diferenças cada vez mais perceptíveis na sociedade. Mediante a análise da proposta de estudo realizado na E.E.E.F.M. Félix Araújo, observamos as nuances da figura da mulher, ao longo da história, através do estudo da temática: As várias faces do mesmo universo, mostrando como a mulher era socialmente concebida, e como ela se apresenta na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, recorremos aos documentos oficiais que orientam o ensino nos níveis fundamental e médio, como os PCN e as OCEM. Defendemos a inserção dos temas transversais nas aulas de Língua Portuguesa, por considerarmos necessários à formação de cidadãos conscientes e observadores dos direitos humanos e da diversidade. Ao refletir sobre o aprimoramento da capacidade de aceitação da diversidade no meio escolar, acreditamos que a formação do estudante deve estar pautada em meios que favoreçam a inclusão e o respeito às pluralidades culturais e sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_34_15_idinscrito_520_dc7d94063d8ee48bbf3e9714c670a39f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ ÂNGELO DE MEDEIROS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ÂNGELO"
    "autor_email" => "andreangelonutri@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9765
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 520
    "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS"
    "resumo" => "A partir do trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio, através do projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco , vinculado ao PIBID-LETRAS, o presente artigo está empenhado em apontar práticas pedagógicas que favoreçam a discussão e a conscientização sobre o respeito à diversidade. Ressaltamos, aqui, como o ensino de língua portuguesa, através do trabalho com os gêneros textuais, pode contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de conviver harmoniosamente com as diferenças cada vez mais perceptíveis na sociedade. Mediante a análise da proposta de estudo realizado na E.E.E.F.M. Félix Araújo, observamos as nuances da figura da mulher, ao longo da história, através do estudo da temática: As várias faces do mesmo universo, mostrando como a mulher era socialmente concebida, e como ela se apresenta na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, recorremos aos documentos oficiais que orientam o ensino nos níveis fundamental e médio, como os PCN e as OCEM. Defendemos a inserção dos temas transversais nas aulas de Língua Portuguesa, por considerarmos necessários à formação de cidadãos conscientes e observadores dos direitos humanos e da diversidade. Ao refletir sobre o aprimoramento da capacidade de aceitação da diversidade no meio escolar, acreditamos que a formação do estudante deve estar pautada em meios que favoreçam a inclusão e o respeito às pluralidades culturais e sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_23_34_15_idinscrito_520_dc7d94063d8ee48bbf3e9714c670a39f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ ÂNGELO DE MEDEIROS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ÂNGELO"
    "autor_email" => "andreangelonutri@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A partir do trabalho desenvolvido com alunos do ensino médio, através do projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco , vinculado ao PIBID-LETRAS, o presente artigo está empenhado em apontar práticas pedagógicas que favoreçam a discussão e a conscientização sobre o respeito à diversidade. Ressaltamos, aqui, como o ensino de língua portuguesa, através do trabalho com os gêneros textuais, pode contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de conviver harmoniosamente com as diferenças cada vez mais perceptíveis na sociedade. Mediante a análise da proposta de estudo realizado na E.E.E.F.M. Félix Araújo, observamos as nuances da figura da mulher, ao longo da história, através do estudo da temática: As várias faces do mesmo universo, mostrando como a mulher era socialmente concebida, e como ela se apresenta na sociedade contemporânea. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, recorremos aos documentos oficiais que orientam o ensino nos níveis fundamental e médio, como os PCN e as OCEM. Defendemos a inserção dos temas transversais nas aulas de Língua Portuguesa, por considerarmos necessários à formação de cidadãos conscientes e observadores dos direitos humanos e da diversidade. Ao refletir sobre o aprimoramento da capacidade de aceitação da diversidade no meio escolar, acreditamos que a formação do estudante deve estar pautada em meios que favoreçam a inclusão e o respeito às pluralidades culturais e sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.