UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GASES NUMA PERSPECTIVA CTSA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9788 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GASES NUMA PERSPECTIVA CTSA." "resumo" => "As unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Elas são constituídas por etapas, que nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Essas etapas irão atuar como guias que ajudarão na elaboração das unidades didáticas de ensino, cabendo ao professor buscar seguem-las ou adaptá-las de acordo com a sua realidade escolar. (Hilger e Griebeler, 2013). Neste sentido, a presente proposta foi elaborada dentro do projeto PROBEX/ UEPB 2013-2014, cujo objetivo foi de elaborar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de gases com alunos do 2° de uma escola pública do estado da Paraíba numa perspectiva CTSA. O movimento CTSA (Ciência - Tecnologia – Sociedade- Meio Ambiente) apresenta um caráter interdisciplinar, manifestando a preocupação central com os aspectos sociais relativos às aplicações da ciência e tecnologia, para a promoção do exercício da cidadania. Ao inter- relacionar o enfoque CTS no ensino das ciências, os recursos e estratégias utilizados configuram-se como relevantes para dar sentido a temas e problemas a fim de ajudar os estudantes a verem sentido nos conceitos científicos. As etapas que constituem a UEPS são divididas em 7 momentos: 1° momento: Levantamento das concepções alternativas dos estudantes a partir da leitura de imagens e charges representando os conceitos que serão explorados no decorrer das etapas; 2° momento: exposição do vídeo: Poluição Atmosférica, com questões problematizadoras; 3° momento: o processo de ensino (exposição dos conceitos científicos: Lei dos Gases, Boyle-Mariotte (isotérmica ), Transformação isobárica, Charles e Gay-Lussac, Transformação Isobárica, Transformação Isocórica, Lei Geral dos Gases, Lei do Gás Ideal, ) a partir do uso de imagens e novas situações problemas; 4° Momento: Atividades de resolução de problemas ( questões na forma do ENEM); 5° Momento: Experimentação numa perspectiva problematizadora ( Teste do êmbolo); 6° Momento: Texto de divulgação científica (Brasil tem plano para diminuir emissão de gases poluentes) com questões discursivas; 7° Momento: Avaliação somativa: construção de um mapa conceitual para verificar o nível de aprendizagem dos conceitos explorados durante a UEPS. A proposta está sendo aplicada com os estudantes do 2° ano que participam do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas escolas públicas da Paraíba, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento e aprendizado dos estudantes com relação ao conteúdo proposto pela UEPS. Espera-se que a proposta possa se constituir como um valioso recurso capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, colaborando para a motivação do estudo do conteúdo de gases no contexto da Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, UEPS, ENFOQUE CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_17_36_24_idinscrito_934_f3a9131557c6f5a5224d36735a0601ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA" "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9788 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GASES NUMA PERSPECTIVA CTSA." "resumo" => "As unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Elas são constituídas por etapas, que nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Essas etapas irão atuar como guias que ajudarão na elaboração das unidades didáticas de ensino, cabendo ao professor buscar seguem-las ou adaptá-las de acordo com a sua realidade escolar. (Hilger e Griebeler, 2013). Neste sentido, a presente proposta foi elaborada dentro do projeto PROBEX/ UEPB 2013-2014, cujo objetivo foi de elaborar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de gases com alunos do 2° de uma escola pública do estado da Paraíba numa perspectiva CTSA. O movimento CTSA (Ciência - Tecnologia – Sociedade- Meio Ambiente) apresenta um caráter interdisciplinar, manifestando a preocupação central com os aspectos sociais relativos às aplicações da ciência e tecnologia, para a promoção do exercício da cidadania. Ao inter- relacionar o enfoque CTS no ensino das ciências, os recursos e estratégias utilizados configuram-se como relevantes para dar sentido a temas e problemas a fim de ajudar os estudantes a verem sentido nos conceitos científicos. As etapas que constituem a UEPS são divididas em 7 momentos: 1° momento: Levantamento das concepções alternativas dos estudantes a partir da leitura de imagens e charges representando os conceitos que serão explorados no decorrer das etapas; 2° momento: exposição do vídeo: Poluição Atmosférica, com questões problematizadoras; 3° momento: o processo de ensino (exposição dos conceitos científicos: Lei dos Gases, Boyle-Mariotte (isotérmica ), Transformação isobárica, Charles e Gay-Lussac, Transformação Isobárica, Transformação Isocórica, Lei Geral dos Gases, Lei do Gás Ideal, ) a partir do uso de imagens e novas situações problemas; 4° Momento: Atividades de resolução de problemas ( questões na forma do ENEM); 5° Momento: Experimentação numa perspectiva problematizadora ( Teste do êmbolo); 6° Momento: Texto de divulgação científica (Brasil tem plano para diminuir emissão de gases poluentes) com questões discursivas; 7° Momento: Avaliação somativa: construção de um mapa conceitual para verificar o nível de aprendizagem dos conceitos explorados durante a UEPS. A proposta está sendo aplicada com os estudantes do 2° ano que participam do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas escolas públicas da Paraíba, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento e aprendizado dos estudantes com relação ao conteúdo proposto pela UEPS. Espera-se que a proposta possa se constituir como um valioso recurso capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, colaborando para a motivação do estudo do conteúdo de gases no contexto da Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, UEPS, ENFOQUE CTSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_17_36_24_idinscrito_934_f3a9131557c6f5a5224d36735a0601ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA CRISTINA NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CARLA CRISTINA" "autor_email" => "carla-pbassim@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }