Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GASES NUMA PERSPECTIVA CTSA.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, UEPS, ENFOQUE CTSA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

As unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Elas são constituídas por etapas, que nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Essas etapas irão atuar como guias que ajudarão na elaboração das unidades didáticas de ensino, cabendo ao professor buscar seguem-las ou adaptá-las de acordo com a sua realidade escolar. (Hilger e Griebeler, 2013). Neste sentido, a presente proposta foi elaborada dentro do projeto PROBEX/ UEPB 2013-2014, cujo objetivo foi de elaborar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de gases com alunos do 2° de uma escola pública do estado da Paraíba numa perspectiva CTSA. O movimento CTSA (Ciência - Tecnologia – Sociedade- Meio Ambiente) apresenta um caráter interdisciplinar, manifestando a preocupação central com os aspectos sociais relativos às aplicações da ciência e tecnologia, para a promoção do exercício da cidadania. Ao inter- relacionar o enfoque CTS no ensino das ciências, os recursos e estratégias utilizados configuram-se como relevantes para dar sentido a temas e problemas a fim de ajudar os estudantes a verem sentido nos conceitos científicos. As etapas que constituem a UEPS são divididas em 7 momentos: 1° momento: Levantamento das concepções alternativas dos estudantes a partir da leitura de imagens e charges representando os conceitos que serão explorados no decorrer das etapas; 2° momento: exposição do vídeo: Poluição Atmosférica, com questões problematizadoras; 3° momento: o processo de ensino (exposição dos conceitos científicos: Lei dos Gases, Boyle-Mariotte (isotérmica ), Transformação isobárica, Charles e Gay-Lussac, Transformação Isobárica, Transformação Isocórica, Lei Geral dos Gases, Lei do Gás Ideal, ) a partir do uso de imagens e novas situações problemas; 4° Momento: Atividades de resolução de problemas ( questões na forma do ENEM); 5° Momento: Experimentação numa perspectiva problematizadora ( Teste do êmbolo); 6° Momento: Texto de divulgação científica (Brasil tem plano para diminuir emissão de gases poluentes) com questões discursivas; 7° Momento: Avaliação somativa: construção de um mapa conceitual para verificar o nível de aprendizagem dos conceitos explorados durante a UEPS. A proposta está sendo aplicada com os estudantes do 2° ano que participam do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico nas escolas públicas da Paraíba, cujo objetivo é aprimorar o conhecimento e aprendizado dos estudantes com relação ao conteúdo proposto pela UEPS. Espera-se que a proposta possa se constituir como um valioso recurso capaz de promover uma aprendizagem significativa para os alunos, colaborando para a motivação do estudo do conteúdo de gases no contexto da Educação Básica.

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