Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INTEGRAÇÃO DE SABERES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CATEGORIAS DO CONHECIMENTO, PIBID Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9997
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 1341
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE SABERES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Tradicionalmente, nas escolas o ensino de matemática sofre uma acentuada desvalorização por aqueles que não conseguem compreender a importância social que a mesma exerce, são problemas de difíceis soluções que vem se acumulando com o passar dos anos. Um dos motivos dessa desvalorização é a forma como a matemática é trabalhada em sala de aula. Nesse sentido, bolsistas (coordenador, supervisores e alunos de graduação) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto matemática do curso de licenciatura plena da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, buscam tornar o ensino de matemática mais eficaz. A partir de aulas mais atrativas, procuram desmistificar certas concepções que os alunos têm a respeito da matemática. Ao inserir os licenciandos no contexto escolar, buscasse estreitar os laços entre universidade e escola, mantendo dialogo a fim de melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Além disso, promove reflexões importantes para formação de atuais e futuros professores, a partir de experiências vivenciadas durante o PIBID, possibilitando o preenchimento das lacunas da formação. No subprojeto PIBID de matemática do Campus VI, bolsistas atuam em duas escolas estaduais da cidade de Monteiro no Cariri Paraibano, além de realizarem intervenções também fazem encontros semanais no campus, com o intuito de estudar e discutir textos a fim de promover reflexões a respeito do ensino de matemática. Estudos esses baseados em Silva (2004), D’Ambrosio (1989), Lorenzato (2010), Shulman (1986), Brasil (2000), dentre outros. Dentre vários estudos destacaremos a tradução livre de Shulman (1986), o autor faz uma distinção entre três categorias do conhecimento, o primeiro intitulado o conhecimento do conteúdo da disciplina, em seguida o conhecimento pedagógico do conteúdo e por fim o conhecimento curricular. Nesse sentido, podemos destacar que os conhecimentos, do conteúdo, pedagógico e curricular, devem ser trabalhados nos cursos de formação de professores para que dessa forma os mesmos tenham condições necessárias para serem professores bem preparados. Sendo dessa maneira, uma complementar a outra, pois não é suficiente o professor apenas utilizar metodologias, mas sim compreender como devem ser utilizadas. O PIBID é um programa que auxilia o futuro professor, onde ainda durante a graduação os mesmos tem oportunidade de vivenciar experiências únicas que pode servir de pilar para sua formação. É importante ressaltar que além das aulas ministradas, as reuniões no qual debatemos textos podem subsidiar na construção de um olhar mais critico e reflexivo. Além de possibilitar um ensino de matemática mais eficaz, a partir de aulas diferenciadas, visando a melhor compreensão dos alunos. Podendo desmistificar certas concepções a respeito da matemática e mostrar a beleza que existe nela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CATEGORIAS DO CONHECIMENTO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_13_49_49_idinscrito_1341_d775bd7acebdb957941b005e8ff763b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINCOMBERG MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NETO"
    "autor_email" => "lincomberg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9997
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 1341
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE SABERES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ATUAÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Tradicionalmente, nas escolas o ensino de matemática sofre uma acentuada desvalorização por aqueles que não conseguem compreender a importância social que a mesma exerce, são problemas de difíceis soluções que vem se acumulando com o passar dos anos. Um dos motivos dessa desvalorização é a forma como a matemática é trabalhada em sala de aula. Nesse sentido, bolsistas (coordenador, supervisores e alunos de graduação) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto matemática do curso de licenciatura plena da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, buscam tornar o ensino de matemática mais eficaz. A partir de aulas mais atrativas, procuram desmistificar certas concepções que os alunos têm a respeito da matemática. Ao inserir os licenciandos no contexto escolar, buscasse estreitar os laços entre universidade e escola, mantendo dialogo a fim de melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Além disso, promove reflexões importantes para formação de atuais e futuros professores, a partir de experiências vivenciadas durante o PIBID, possibilitando o preenchimento das lacunas da formação. No subprojeto PIBID de matemática do Campus VI, bolsistas atuam em duas escolas estaduais da cidade de Monteiro no Cariri Paraibano, além de realizarem intervenções também fazem encontros semanais no campus, com o intuito de estudar e discutir textos a fim de promover reflexões a respeito do ensino de matemática. Estudos esses baseados em Silva (2004), D’Ambrosio (1989), Lorenzato (2010), Shulman (1986), Brasil (2000), dentre outros. Dentre vários estudos destacaremos a tradução livre de Shulman (1986), o autor faz uma distinção entre três categorias do conhecimento, o primeiro intitulado o conhecimento do conteúdo da disciplina, em seguida o conhecimento pedagógico do conteúdo e por fim o conhecimento curricular. Nesse sentido, podemos destacar que os conhecimentos, do conteúdo, pedagógico e curricular, devem ser trabalhados nos cursos de formação de professores para que dessa forma os mesmos tenham condições necessárias para serem professores bem preparados. Sendo dessa maneira, uma complementar a outra, pois não é suficiente o professor apenas utilizar metodologias, mas sim compreender como devem ser utilizadas. O PIBID é um programa que auxilia o futuro professor, onde ainda durante a graduação os mesmos tem oportunidade de vivenciar experiências únicas que pode servir de pilar para sua formação. É importante ressaltar que além das aulas ministradas, as reuniões no qual debatemos textos podem subsidiar na construção de um olhar mais critico e reflexivo. Além de possibilitar um ensino de matemática mais eficaz, a partir de aulas diferenciadas, visando a melhor compreensão dos alunos. Podendo desmistificar certas concepções a respeito da matemática e mostrar a beleza que existe nela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CATEGORIAS DO CONHECIMENTO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_13_49_49_idinscrito_1341_d775bd7acebdb957941b005e8ff763b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINCOMBERG MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NETO"
    "autor_email" => "lincomberg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Tradicionalmente, nas escolas o ensino de matemática sofre uma acentuada desvalorização por aqueles que não conseguem compreender a importância social que a mesma exerce, são problemas de difíceis soluções que vem se acumulando com o passar dos anos. Um dos motivos dessa desvalorização é a forma como a matemática é trabalhada em sala de aula. Nesse sentido, bolsistas (coordenador, supervisores e alunos de graduação) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto matemática do curso de licenciatura plena da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campus VI, buscam tornar o ensino de matemática mais eficaz. A partir de aulas mais atrativas, procuram desmistificar certas concepções que os alunos têm a respeito da matemática. Ao inserir os licenciandos no contexto escolar, buscasse estreitar os laços entre universidade e escola, mantendo dialogo a fim de melhorar a qualidade do ensino na educação básica. Além disso, promove reflexões importantes para formação de atuais e futuros professores, a partir de experiências vivenciadas durante o PIBID, possibilitando o preenchimento das lacunas da formação. No subprojeto PIBID de matemática do Campus VI, bolsistas atuam em duas escolas estaduais da cidade de Monteiro no Cariri Paraibano, além de realizarem intervenções também fazem encontros semanais no campus, com o intuito de estudar e discutir textos a fim de promover reflexões a respeito do ensino de matemática. Estudos esses baseados em Silva (2004), D’Ambrosio (1989), Lorenzato (2010), Shulman (1986), Brasil (2000), dentre outros. Dentre vários estudos destacaremos a tradução livre de Shulman (1986), o autor faz uma distinção entre três categorias do conhecimento, o primeiro intitulado o conhecimento do conteúdo da disciplina, em seguida o conhecimento pedagógico do conteúdo e por fim o conhecimento curricular. Nesse sentido, podemos destacar que os conhecimentos, do conteúdo, pedagógico e curricular, devem ser trabalhados nos cursos de formação de professores para que dessa forma os mesmos tenham condições necessárias para serem professores bem preparados. Sendo dessa maneira, uma complementar a outra, pois não é suficiente o professor apenas utilizar metodologias, mas sim compreender como devem ser utilizadas. O PIBID é um programa que auxilia o futuro professor, onde ainda durante a graduação os mesmos tem oportunidade de vivenciar experiências únicas que pode servir de pilar para sua formação. É importante ressaltar que além das aulas ministradas, as reuniões no qual debatemos textos podem subsidiar na construção de um olhar mais critico e reflexivo. Além de possibilitar um ensino de matemática mais eficaz, a partir de aulas diferenciadas, visando a melhor compreensão dos alunos. Podendo desmistificar certas concepções a respeito da matemática e mostrar a beleza que existe nela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.