MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9984 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 885 "inscrito_id" => 496 "titulo" => "MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa de mesmo nome vinculada ao Mestrado Profissional em Formação de Professores – MFP/UEPB, a partir de vivências e desafios observados na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma modalidade de ensino que acolhe um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis, que induzem ao mundo do trabalho precocemente. As inadequações do/ao sistema educacional também surgem como fatores relevantes para compreender os altos índices de evasão e repetência que encontramos nas turmas de EJA, principalmente quando a desistência do aluno acontece pelo que é entendido como fracasso escolar, sobretudo nos primeiros ciclos, diante de um difícil processo de construção da escrita. Essa pesquisa foi desenvolvida com o olhar direcionado às marcas da cultura oral que se apresentam nas produções textuais dos alunos, onde esperamos contribuir para a distinção entre os tipos de erros na produção escrita: 1) erros relacionados à estrutura do código alfabético; 2) erros derivados da interferência de diferentes registros do português. De modo a verificar em que medida a avaliação do professor diante do erro do aluno assinala um acidente na construção da escrita ou um preconceito em face de um dialeto regional em particular.Longe de acreditarmos que o professor é o responsável pelo fracasso escolar do estudante, percebemos em sua ação pedagógica a força motriz capaz de fazer frente a uma tentativa estrutural de homogeneização dos sujeitos. No entanto, ficou um questionamento: é possível que essa figura engajada em promover inclusão, manifeste inconscientemente um preconceito linguístico ante as marcas de oralidade na escrita dos estudantes?Para a construção desse texto, nosso esforço teórico reuniu contribuições dos estudos de Bagno (1999), Senna (2008) e Fagundes (2010), bem como as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais direcionadas à temática. O texto tem base na pesquisa qualitativa, de base etnográfica, por meio de estudo de caso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_11_2014_12_54_39_idinscrito_496_3d34abaa91b8f184add3ad26df8bc926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURITA DIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAURITA DIAS" "autor_email" => "lauritadias.ch@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9984 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 885 "inscrito_id" => 496 "titulo" => "MARCAS DE ORALIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa de mesmo nome vinculada ao Mestrado Profissional em Formação de Professores – MFP/UEPB, a partir de vivências e desafios observados na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma modalidade de ensino que acolhe um público ao qual foi negado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, seja pela oferta irregular de vagas ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis, que induzem ao mundo do trabalho precocemente. As inadequações do/ao sistema educacional também surgem como fatores relevantes para compreender os altos índices de evasão e repetência que encontramos nas turmas de EJA, principalmente quando a desistência do aluno acontece pelo que é entendido como fracasso escolar, sobretudo nos primeiros ciclos, diante de um difícil processo de construção da escrita. Essa pesquisa foi desenvolvida com o olhar direcionado às marcas da cultura oral que se apresentam nas produções textuais dos alunos, onde esperamos contribuir para a distinção entre os tipos de erros na produção escrita: 1) erros relacionados à estrutura do código alfabético; 2) erros derivados da interferência de diferentes registros do português. De modo a verificar em que medida a avaliação do professor diante do erro do aluno assinala um acidente na construção da escrita ou um preconceito em face de um dialeto regional em particular.Longe de acreditarmos que o professor é o responsável pelo fracasso escolar do estudante, percebemos em sua ação pedagógica a força motriz capaz de fazer frente a uma tentativa estrutural de homogeneização dos sujeitos. No entanto, ficou um questionamento: é possível que essa figura engajada em promover inclusão, manifeste inconscientemente um preconceito linguístico ante as marcas de oralidade na escrita dos estudantes?Para a construção desse texto, nosso esforço teórico reuniu contribuições dos estudos de Bagno (1999), Senna (2008) e Fagundes (2010), bem como as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais direcionadas à temática. O texto tem base na pesquisa qualitativa, de base etnográfica, por meio de estudo de caso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_11_2014_12_54_39_idinscrito_496_3d34abaa91b8f184add3ad26df8bc926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURITA DIAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAURITA DIAS" "autor_email" => "lauritadias.ch@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }