Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

COMBATENDO O RACISMO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA, RACISMO, PIBID Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Este estudo consiste em uma reflexão acerca do fazer docente mediante os problemas sociais enfrentados pelos jovens brasileiros na contemporaneidade. Destacamos, aqui, o preconceito racial, motivo de marginalização e exclusão na coletividade social. Compreendendo a importância da inserção dos Temas Transversais, orientados pelos PCN (1997), e da aplicação da lei 10.639/03, que regulamenta a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas, questionamos a letargia em incorporar o combate ao racismo às aulas de Língua Portuguesa. Nesta perspectiva, através do projeto PIBID Base Artística e Reflexiva, da UEPB, elaboramos e executamos uma sequência didática no intento de articular o ensino de Língua ao tema Cultura Afro e Preconceito Racial, obedecendo, dessa forma, ao que preconizam os PCN, no sentido de promover a valorização da pluralidade e da formação crítica, atuando na redução de conflitos e no progresso da coletividade. Os resultados sinalizam uma mudança significativa não só no desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos, mas em seus comportamentos refletidos em toda a comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.