LEITURA, ESCRITA E ENSINO DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NA SALA DE AULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10002 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 1375 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E ENSINO DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Haja vista que as habilidades de leitura e escrita são fundamentais para o desenvolvimento sócio-discursivo dos indivíduos em todas as áreas da vida e que é através dos gêneros discursivos que essas práticas se realizam, percebe-se a importância de que no ser humano sejam desenvolvidas estas práticas, pois como ser social e racional, ele está em constante contato com seu semelhante e necessita incorporar essas habilidades. Dessa forma, o ensino de língua deve pautar-se no estudo dos gêneros que circulam na sociedade e que possibilitem aos aprendizes desenvolver competências interpretativas e discursivas, assim, o trabalho com os gêneros da esfera jornalística permite por meio da análise e da reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos no discurso que compõe o texto, que o aluno construa a própria crítica a partir do que se entendeu do discurso. É o que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa e é a fim de lidar com questões relativas ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos que esta pesquisa objetivou analisar, de modo geral, como se dá o desenvolvimento da competência linguístico- textual, em termos de escrita, leitura e compreensão dos gêneros notícia e crônica jornalística, a partir dessa problemática supracitada como objetivo, desenvolvemos outros dois objetivos específicos: observar, através das produções textuais feitas pelos discentes e da descrição das nossas aulas, se os mesmos obtiveram um desempenho suficiente ou não na atividade de escrita e de leitura, bem como se os mesmos tiveram êxito na aquisição dos gêneros discursivos estudados em sala.Para embasar o presente trabalho de caráter analítico, partiu-se dos estudos sobre os gêneros textuais, leitura, escrita e ensino de: Garcez (2001); Luckesi (1996); Pereira (2011); dentre outros. Acreditamos que os resultados obtidos foram satisfatórios, possibilitando entender como se dá o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na aquisição de determinado gênero: um estudo que permitiu a abertura dos caminhos para futuras pesquisas do fazer científico na área da Linguística Aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_01_36_55_idinscrito_1375_6ca4857d4fa00db691d324024813c858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VIEIRA ALVES ROCHA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VIEIRA" "autor_email" => "lucianavieiracg@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10002 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 1375 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E ENSINO DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Haja vista que as habilidades de leitura e escrita são fundamentais para o desenvolvimento sócio-discursivo dos indivíduos em todas as áreas da vida e que é através dos gêneros discursivos que essas práticas se realizam, percebe-se a importância de que no ser humano sejam desenvolvidas estas práticas, pois como ser social e racional, ele está em constante contato com seu semelhante e necessita incorporar essas habilidades. Dessa forma, o ensino de língua deve pautar-se no estudo dos gêneros que circulam na sociedade e que possibilitem aos aprendizes desenvolver competências interpretativas e discursivas, assim, o trabalho com os gêneros da esfera jornalística permite por meio da análise e da reflexão sobre os múltiplos aspectos envolvidos no discurso que compõe o texto, que o aluno construa a própria crítica a partir do que se entendeu do discurso. É o que justifica o desenvolvimento dessa pesquisa e é a fim de lidar com questões relativas ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos que esta pesquisa objetivou analisar, de modo geral, como se dá o desenvolvimento da competência linguístico- textual, em termos de escrita, leitura e compreensão dos gêneros notícia e crônica jornalística, a partir dessa problemática supracitada como objetivo, desenvolvemos outros dois objetivos específicos: observar, através das produções textuais feitas pelos discentes e da descrição das nossas aulas, se os mesmos obtiveram um desempenho suficiente ou não na atividade de escrita e de leitura, bem como se os mesmos tiveram êxito na aquisição dos gêneros discursivos estudados em sala.Para embasar o presente trabalho de caráter analítico, partiu-se dos estudos sobre os gêneros textuais, leitura, escrita e ensino de: Garcez (2001); Luckesi (1996); Pereira (2011); dentre outros. Acreditamos que os resultados obtidos foram satisfatórios, possibilitando entender como se dá o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita na aquisição de determinado gênero: um estudo que permitiu a abertura dos caminhos para futuras pesquisas do fazer científico na área da Linguística Aplicada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_01_36_55_idinscrito_1375_6ca4857d4fa00db691d324024813c858.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VIEIRA ALVES ROCHA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VIEIRA" "autor_email" => "lucianavieiracg@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }