Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 183
BOLMETRIA: A GEOMETRIA EM UMA PARTIDA DE FUTEBOL – INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBID

Palavra-chaves: GEOMETRIA, FUTEBOL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades

Resumo

Este trabalho é fruto da intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subárea de matemática, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB junto a Escola Estadual Pe. Emídio Viana Correia; uma escola de ensino médio tradicional de Campina Grande, Paraíba. Atualmente a escola oferece duas modalidades de Ensino Médio. A primeira tem duração de quatro anos e os alunos se formam para auxiliar professores pedagogos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a outra modalidade tem duração de três anos e habilita o alunado a trabalhar no planejamento e execução de eventos. Relatamos a contribuição dada por um jogo de futebol de tabuleiro criado pelo grupo do PIBID, para a revisão de alguns conceitos geométricos. Para a elaboração do mesmo pesquisamos uma partida de futebol real, analisamos as regras da partida, as dimensões dos campos oficiais e a análise de quais conceitos poderiam ser exploradas. O jogo foi aplicado em turmas de segundo, terceiro e quarto ano do curso de magistério e uma turma de primeiro ano do curso de eventos. No primeiro momento de aplicação em sala de aula, dividimos as turmas em grupos de quatro pessoas pra que pudessem jogar dupla contra dupla. No segundo momento os grupos responderam uma apostila com questões que exploravam os conceitos relacionados ao campo de futebol. Como aporte teórico, utilizamos Soares (2009) e Passos (2000). Durante a aplicação do jogo os alunos demonstraram interesse pelo mesmo e verbalizaram a preferência por este tipo de aula. De início os alunos apresentaram algumas dificuldades em relação a alguns conceitos, como por exemplo, em diagonal, retas horizontais e verticais, círculo e circunferência, dentre outros, mas logo essas dúvidas foram esclarecidas a partir das discussões realizadas em grupo. Contudo, no decorrer das jogadas eles se mostraram mais seguros de suas estratégias e conhecimentos. Consideramos que o nosso objetivo foi atingindo, pois conseguimos identificar as contribuições dadas pelo jogo para revisão dos conceitos abordados. Após a oficina os alunos demonstraram uma melhor assimilação dos conteúdos e perceberam seus significados. Percebemos que a realização da oficina empolgou os alunos devido ao fato que eles participaram de bom grado das atividades propostas, interagiram entre si e ao final da oficina geralmente perguntavam quando seria a próxima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.