A questão educação ambiental tem sido considerada como um fator que precisa ser trabalhada com toda sociedade e principalmente nas escolas, pois os jovens serão bem informados sobre os problemas ambientais e poderão se tornar adultos mais preocupados com o meio ambiente, além do que eles vão ser transmissores dos conhecimentos que obtiveram no âmbito escolar sobre as questões ambientais. A presença da Educação Ambiental no currículo escolar é regulada por documentos oficiais, que exercem um papel importante para a inserção do tema no cotidiano e para a implantação do tema nas práticas educativas. Assim a pesquisa teve como objetivo analisar as práticas educativas de educação ambiental no ensino fundamental orientadas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Verificar a abordagem da Educação Ambiental na BNCC, analisar os documentos orientativos da Escola com relação à Ed. Ambiental (PPP) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA) e identificar as macrotendências de Educação Ambiental nas escolas públicas. Para analisar os documentos, a pesquisa foi realizada em seis escolas de Ensino Fundamental II, sendo quatro delas municipais e duas estaduais. Foram feitas visitas às escolas para o desenvolvimento da pesquisa com o enfoque de solicitar o documento da escola o Projeto Político Pedagógico e feito entrevista com os professores. Diante das análises do PPP das escolas, verificamos que a temática de Educação Ambiental (EA) aparece pouco ou nenhuma vez, em que a temática é abordada de forma supracitada trazendo apenas um leve conceito sobre a EA. A Educação Ambiental como uma macrotendência conservacionista desempenha um papel fundamental na conscientização, sensibilização e engajamento em relação à conservação ambiental. Portanto, ao abordar a educação ambiental, é essencial considerar seu caráter sócio-histórico, reconhecendo a importância de entender o homem como um ser influenciado e influenciador do ambiente em que vive