A presente pesquisa analisa as congruências teórico-metodológicas que fundam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, pautado nos pressupostos teóricos de base freireana abordados por Scocuglia (2004). O curso foi desenvolvido no ano de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nos campi Canguaretama, Natal-Zona Norte e Parnamirim na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No viés teórico da pesquisa estão Freire (2015), Arroyo (2014; 2017), Scocuglia (2004) e Severino (2014). A investigação propicia o entendimento acerca dos processos pedagógicos voltados a uma educação que prioriza a tomada de consciência das necessidades sociais, culturais, econômicas e políticas de uma maioria brasileira. A pesquisa configura-se como exploratória, de abordagem qualitativa e de caráter documental. Foram identificadas, neste estudo, equivalências entre os dez pontos abordados por Scocuglia e as concepções educacionais que permeiam a elaboração do PPC, assim como foi possível apontar potencialidades no documento quanto à integração nos três campos (Ensino Fundamental, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos). A relevância desta pesquisa consiste na análise de documentos oficiais e seu reflexo, com vistas a aperfeiçoar o modelo de PPC existente como parte do currículo formal.