Ao analisar os fatos históricos que acometem a contemporaneidade, notamos a presença de discussões políticas e sociais que permeiam o dia a dia de grande parte da população, perpassando por jovens até pessoas da terceira idade. Nesse sentido, observamos que os adolescentes através da escola, da internet, da televisão, das relações pessoais e do contato com leituras, acessam temas e histórias que abarcam essas discussões. Nessa perspectiva, temas como distopia, utopia, movimentos políticos, debates sobre a representação feminina nos governos, nos partidos e no poder integram esse espaço. Assim, ao voltarmos nossa percepção para a instituição educacional, é notável a necessidade de integração dessas narrativas ao campo escolar, uma vez que promovem o debate acerca das questões sociais e de gênero, além de promover o estímulo à leitura literária dos discentes. Com efeito, esta pesquisa tem como objetivo abordar as temáticas político-sociais recorrentes na atualidade para os jovens, por meio da leitura literária da obra juvenil, Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins. Com isso, adotamos uma metodologia de caráter qualitativo e de cunho bibliográfico analítico, que tem como aporte teórico os estudos de Arboleya (2021), Candido (2023), Colomer (2017), Cosson (2021), Gregorin Filho (2012), entre outros. Desse modo, enfatizamos a importância do incentivo as práticas significativas de leitura e ao desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes.