Dentro das instituições de educação, compreender o perfil dos alunos se torna essencial para a criação de estratégias para ingresso, permanência e êxito estudantil. O projeto de pesquisa "A trajetória acadêmica do licenciando em Química do IFRJ, Campus Duque de Caxias (Cduc): mapeando vivências e construindo estratégias de permanência’’, tem como um dos objetivos, a compreensão do perfil socioeconômico dos alunos da graduação do IFRJ-Cduc. Assim, este trabalho apresenta o perfil dos ingressantes no curso de Licenciatura em Química da instituição. Por ano, ingressam 80 alunos. Analisou-se os ingressantes entre 2018.1 e 2023.1 totalizando 400 estudantes, com exceção do período de 2020.2, onde não ocorreu ingresso no curso devido à pandemia causada pelo coronavírus. O mapeamento ocorreu através da aplicação de um questionário socioeconômico semiestruturado. Foi mapeado 73,25% dos ingressantes e registrou-se que 52,21% são do gênero feminino, sendo 59,84% Pretas e Pardas, 37,12% Brancas e 3,04% Amarelas. Em sua maioria, ingressam alunos que residem em Duque de Caxias e outros municípios da Baixada Fluminense (72,34%), o que mostra a democratização do ensino com relação a interiorização da educação de nível superior. Observou-se que a maioria não trabalha e tem seus gastos custeados (66,55%), enquanto somente 5,80% trabalham e são responsáveis pelo sustento de sua família. O mapeamento desses estudantes ilumina a necessidade de conhecer melhor o público que acessa a instituição e, assim, pensar políticas e programas que auxiliam na manutenção deles no curso, como assistência estudantil, Iniciação Científica, Pibid e Residência Pedagógica, que geram conhecimento acerca da profissão e ajudam na permanência, muitas vezes até com auxílio financeiro. Foi verificado também que o IFRJ-Cduc vem atendendo a população local e no entorno do campus e minorias, ofertando um ensino de qualidade. Portanto, os dados apresentados reforçam a importância do mapeamento do público que vem acessando a instituição.