JÚNIOR, Carlos Magno Oliveira et al.. Reflexões sobre o uso de memes na sala de aula. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/101308>. Acesso em: 22/12/2024 22:10
Este artigo tem como objetivo discutir o uso de memes e sua potencialidade no que tange à educação, mais especificamente nos processos de ensino e aprendizagem. A internet faz parte do cotidiano das pessoas em qualquer faixa etária, mas se pensarmos no público em idade escolar regular esperada hoje, percebe-se como é quase impossível pensar na vida, sem pensar na internet. Basta observar para notar quão imersa essa geração está nessa tecnologia, permitindo, inclusive, que suas vidas sejam direcionadas por muito do que é compartilhado, seja no próprio corpo físico, seja nas ideias concebidas e compartilhadas. Assim, não é viável pensar em processos educativos distanciados de elementos que são vivenciados e experienciados na internet pela população, o que faz com que o uso de memes, por exemplo, seja um ponto de intersecção interessante entre o universo dos conhecimentos curriculares da educação básica e da realidade digital dos alunos. Utilizando análise de relatos de professores e exemplos de uso em sala de aula, compõe-se um relato reflexivo acerca do uso de memes na sala de aula e sua potencialidade para se construir uma aula dinâmica e atrelada às realidades dos sujeitos. A partir dos diálogos estabelecidos, percebeu-se como aulas envolvendo esse gênero textual mobilizam estudantes, trazendo de risadas a atenção à sala de aula e aos conteúdos trabalhados. Caminha-se, assim, para uma noção de que uma das demandas atuais da educação pode ser atendida, mesmo que parcialmente, pelo uso de memes e que este é um recurso potente para que a aprendizagem ocorra.