A, Katia Regina P. Objetos inteligentes. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99387>. Acesso em: 23/12/2024 03:21
Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar.