Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETOS INTELIGENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99387
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6232
    "inscrito_id" => 20098
    "titulo" => "OBJETOS INTELIGENTES"
    "resumo" => "Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20098_TB6232_20112023170000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA REGINA P A"
    "autor_nome_curto" => "Katia Regina P"
    "autor_email" => "ktiaregin@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99387
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6232
    "inscrito_id" => 20098
    "titulo" => "OBJETOS INTELIGENTES"
    "resumo" => "Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20098_TB6232_20112023170000.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIA REGINA P A"
    "autor_nome_curto" => "Katia Regina P"
    "autor_email" => "ktiaregin@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.