A leitura é vista como o fator principal para a formação do ser humano, fazendo parte de um processo gradual. A escola como principal gestora e formadora, desde muito cedo contribui para que o aluno seja inserido na prática leitora, no entanto, para desenvolver esse hábito são necessárias estratégias. O ciclo de alfabetização é a fase escolar em que os alunos passam a enxergar o mundo com outros olhos, é por meio da fantasia, da contação de histórias que as crianças veem que a leitura, juntamente com a escrita, pode ser mágica. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as contribuições que o projeto "Sacola viajante" teve no estímulo à leitura e construção da escrita literária em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa que o origina foi desenvolvida no município de Ipueiras-Ce, no período de abril a dezembro do ano de 2022. A metodologia adotada se caracteriza por uma natureza qualitativa, com presença participativa no campo do seu desenvolvimento, e envolveu 22 estudantes e vinte duas famílias. Direito à educação e território educativo além muros da escolas são concepções que colaboram na análise e interpretação dos dados. O argumento que perpassa o texto é que o processo de ensino e aprendizagem articulado à promoção da escrita e da leitura no seio das famílias torna-se uma ferramenta pedagógica que contribuiu para a efetivação do direito à educação, especialmente por desencadear o movimento da interatividade. Conclui-se que essa sistemática contribuiu para o entendimento de que a leitura e a escrita devem ser priorizadas durante o ciclo de alfabetização para que os alunos desenvolvam competência leitora, além de cooperar para o despertar do prazer pela leitura e escrita na criança e a sensibilização das famílias no tocante à importância do incentivo à literatura.