Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM SALAS MULTIANUAIS DE ESCOLAS DO CAMPO: QUAIS AS NECESSIDADES EMERGENTES?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99506
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6383
    "inscrito_id" => 20357
    "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM SALAS MULTIANUAIS DE ESCOLAS DO CAMPO: QUAIS AS NECESSIDADES EMERGENTES?"
    "resumo" => "O processo de alfabetização é de suma importância na vida escolar do aluno, e quando se considera o contexto complexo e singular de salas multianuais em escolas do campo, esse processo apresenta nuances que evidencia um olhar focalizado nas necessidades emergentes dessa realidade, tendo em vista as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas que devem priorizar o processo de ensino aprendizagem no âmbito do ciclo alfabetizador. Considerando esses aspectos, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo?, nesse viés, como objetivo elencamos: investigar as necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo. Para nosso embasamento teórico nos amparamos nas reflexões de Cagliari (2009), Ferreiro (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Santos e Moura (2015) e Freire (2021), entre outros. Essa pesquisa se constitui do tipo qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado aplicado com dois professores que estão atuando no ciclo de alfabetização em salas multianuais do campo. Conclui-se que, entre outros aspectos, é emergente e necessário desenvolver um trabalho pedagógico interligado entre os anos de ensino do ciclo de alfabetização, buscando aplicar estratégias e metodologias que foquem nos níveis de aprendizagem desses alunos partindo do que eles já sabem e articulando as aprendizagens que ainda precisam ser consolidadas no âmbito do processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20357_TB6383_19112023204542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEILDO"
    "autor_email" => "jesusmaster09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99506
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6383
    "inscrito_id" => 20357
    "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM SALAS MULTIANUAIS DE ESCOLAS DO CAMPO: QUAIS AS NECESSIDADES EMERGENTES?"
    "resumo" => "O processo de alfabetização é de suma importância na vida escolar do aluno, e quando se considera o contexto complexo e singular de salas multianuais em escolas do campo, esse processo apresenta nuances que evidencia um olhar focalizado nas necessidades emergentes dessa realidade, tendo em vista as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas que devem priorizar o processo de ensino aprendizagem no âmbito do ciclo alfabetizador. Considerando esses aspectos, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo?, nesse viés, como objetivo elencamos: investigar as necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo. Para nosso embasamento teórico nos amparamos nas reflexões de Cagliari (2009), Ferreiro (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Santos e Moura (2015) e Freire (2021), entre outros. Essa pesquisa se constitui do tipo qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado aplicado com dois professores que estão atuando no ciclo de alfabetização em salas multianuais do campo. Conclui-se que, entre outros aspectos, é emergente e necessário desenvolver um trabalho pedagógico interligado entre os anos de ensino do ciclo de alfabetização, buscando aplicar estratégias e metodologias que foquem nos níveis de aprendizagem desses alunos partindo do que eles já sabem e articulando as aprendizagens que ainda precisam ser consolidadas no âmbito do processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20357_TB6383_19112023204542.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEILDO"
    "autor_email" => "jesusmaster09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo de alfabetização é de suma importância na vida escolar do aluno, e quando se considera o contexto complexo e singular de salas multianuais em escolas do campo, esse processo apresenta nuances que evidencia um olhar focalizado nas necessidades emergentes dessa realidade, tendo em vista as práticas pedagógicas a serem desenvolvidas que devem priorizar o processo de ensino aprendizagem no âmbito do ciclo alfabetizador. Considerando esses aspectos, apresenta-se o seguinte questionamento: Quais necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo?, nesse viés, como objetivo elencamos: investigar as necessidades emergentes no processo de alfabetização em salas multianuais de escolas do campo. Para nosso embasamento teórico nos amparamos nas reflexões de Cagliari (2009), Ferreiro (2011), Arroyo, Caldart e Molina (2011), Santos e Moura (2015) e Freire (2021), entre outros. Essa pesquisa se constitui do tipo qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de produção de dados o questionário semiestruturado aplicado com dois professores que estão atuando no ciclo de alfabetização em salas multianuais do campo. Conclui-se que, entre outros aspectos, é emergente e necessário desenvolver um trabalho pedagógico interligado entre os anos de ensino do ciclo de alfabetização, buscando aplicar estratégias e metodologias que foquem nos níveis de aprendizagem desses alunos partindo do que eles já sabem e articulando as aprendizagens que ainda precisam ser consolidadas no âmbito do processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.