PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9991 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, CONTINENTE AFRICANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_55_33_idinscrito_1245_96d0fb4d767ea8eb476d653d987700e6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIBERATO" "autor_email" => "liberatoepitacio20@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9991 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 269 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, CONTINENTE AFRICANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_55_33_idinscrito_1245_96d0fb4d767ea8eb476d653d987700e6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIBERATO" "autor_email" => "liberatoepitacio20@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }