Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, CONTINENTE AFRICANO Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9991
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, CONTINENTE AFRICANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_55_33_idinscrito_1245_96d0fb4d767ea8eb476d653d987700e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LIBERATO"
    "autor_email" => "liberatoepitacio20@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9991
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 269
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: ABORDANDO O ANTAGONISMO DO CONTINENTE AFRICANO POR MEIO DAS INTERVENÇÕES DO PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PROJETO DE INTERVENÇÃO, CONTINENTE AFRICANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_12_55_33_idinscrito_1245_96d0fb4d767ea8eb476d653d987700e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIBERATO EPITACIO DE SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LIBERATO"
    "autor_email" => "liberatoepitacio20@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.