Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, SALA DE AULA, LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10152
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?"
    "resumo" => "Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SALA DE AULA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_36_41_idinscrito_622_ac06bd3e84b7d8ce6981f5bcf7be2fb1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA ENEDINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA"
    "autor_email" => "silvaniamusic20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10152
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?"
    "resumo" => "Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SALA DE AULA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_36_41_idinscrito_622_ac06bd3e84b7d8ce6981f5bcf7be2fb1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA ENEDINO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA"
    "autor_email" => "silvaniamusic20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.