ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10152 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?" "resumo" => "Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SALA DE AULA, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_36_41_idinscrito_622_ac06bd3e84b7d8ce6981f5bcf7be2fb1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA ENEDINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA" "autor_email" => "silvaniamusic20@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10152 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 622 "titulo" => "ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA FUNCIONA?" "resumo" => "Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, SALA DE AULA, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_36_41_idinscrito_622_ac06bd3e84b7d8ce6981f5bcf7be2fb1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVÂNIA ENEDINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA" "autor_email" => "silvaniamusic20@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }