Este trabalho pretende destacar, atividades que desenvolvemos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando gêneros textuais na sala de aula, com foco para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando em consideração que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender que os gêneros textuais servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos em língua estrangeira. Para tanto, recorremos à análise de algumas atividades aplicadas entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessas atividades, foram abordados diversos gêneros, desde histórias em quadrinhos, Séries de TV e Fábulas. Como material teórico, optamos pelos estudos das teorias sociolinguísticas que nos dão suporte às análises feitas a partir dos gêneros estudados, que nos mostram também levantamentos de aspectos favoráveis ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, apontando práticas para tornar mais produtiva e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que durante a realização das atividades, houve maior participação e atenção dos discentes, que colaboraram durante a explicação e análise do conteúdo, seguido da resolução dos exercícios propostos a cada aula quando se é levado ao ambiente escolar algo de interesse e que está dentro do cotidiano dos estudantes. É gratificante saber que em meio a tantos desafios enfrentados pelos profissionais da educação, podemos perceber alguns avanços significativos com a realização do nosso trabalho de iniciação à docência.