Na Realidade escolar brasileira é comum o Livro didático de Geografia ser uma das principais ferramentas utilizadas pela maioria dos professores em suas aulas, pois contém diversas sugestões e, muitas vezes, acaba protagonizando o trabalho docente e tornando-se o único recurso utilizado, constituindo o plano de aula e currículo para alguns professores, gerando assim, o desinteresse pela disciplina, uma vez o Livro Didático nem sempre consegue estabelecer conexão com a realidade local e ter a melhor proposta para trabalhar com um determinado público. Neste sentido, verifica-se a existência de muitas questões que envolvem a utilização desse instrumento pedagógico e que necessitam de reflexões, pois ele é um dos recursos mais acessíveis nas escolas, colabora com o trabalho dos profissionais da educação e é referência de leitura para os alunos. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade compartilhar experiências de práticas metodológicas diferenciadas que utilizaram o Livro Didático e conseguiram obter resultados, servindo de um suporte para as aulas de Geografia, na perspectiva de ser um instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem, mostrando assim, que é possível apropriar-se do livro sem tornar a aula extremamente tradicional e podendo exercer boas contribuições para o ensino, almejando compreender as melhores possibilidades de utilização. O público alvo para a execução desse trabalho nas aulas de Geografia são turmas do 1ª A e C do turno Integral, do Ensino Médio Inovador na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, implementado através da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande, PB. Onde foi possível verificar que o Livro Didático nas aulas de Geografia é ainda bastante utilizado de modo tradicional, podendo observar que os próprios alunos o reconhecem como uma fonte de pesquisa que serve para auxiliar o trabalho docente e os estudantes de inúmeras formas. Diante desses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador que poderá selecionar a melhor forma de aproveitamento do Livro de Geografia em suas aulas, pois durante as experiências vivenciadas na supracitada escola foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que conseguiu dinamizar a turma e contribuiu com o processo ensino-aprendizagem.