Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O SERELEPE: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM O JORNAL NA ESCOLA

Palavra-chaves: JORNAL ESCOLAR, GÊNEROS TEXTUAIS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9857
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 1047
    "titulo" => "O SERELEPE: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM  O JORNAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo expor as atividades exercidas como docente de Língua Portuguesa e professor-supervisor do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, na Escola Estadual José Leite de Souza. Com o apoio do PIBID, realizamos um conjunto de ações tendo como objetivo principal, produzir, junto de toda a comunidade escolar, um jornal que pudesse apresentar um conjunto dos mais variados conteúdos, preenchendo plenamente seu papel de objeto de comunicação, sendo fonte primária de informação e entretenimento, espelhando valores e se tornando, assim, um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e escolar, já que se sabe que a leitura é um processo amplo e que ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. No planejamento e na execução de nossas ações, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de FARIA, Maria Alice de Oliveira (2007; 2013), que apresenta em suas obras importantes contribuições para acerca do jornal escolar e seu desenvolvimento na escola; SMITH, Frank (1999); e FARACO, C. A (1984), cujas reflexões buscam refletir a leitura e a escrita como elementos imperativos no desenvolvimento humano do sujeito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "JORNAL ESCOLAR, GÊNEROS TEXTUAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_11_2014_16_14_50_idinscrito_1047_1f1c52050a045cea4dc18b5a7908febb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁGNER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FÁGNER"
    "autor_email" => "fagner.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9857
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 1047
    "titulo" => "O SERELEPE: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM  O JORNAL NA ESCOLA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo expor as atividades exercidas como docente de Língua Portuguesa e professor-supervisor do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, na Escola Estadual José Leite de Souza. Com o apoio do PIBID, realizamos um conjunto de ações tendo como objetivo principal, produzir, junto de toda a comunidade escolar, um jornal que pudesse apresentar um conjunto dos mais variados conteúdos, preenchendo plenamente seu papel de objeto de comunicação, sendo fonte primária de informação e entretenimento, espelhando valores e se tornando, assim, um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e escolar, já que se sabe que a leitura é um processo amplo e que ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. No planejamento e na execução de nossas ações, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de FARIA, Maria Alice de Oliveira (2007; 2013), que apresenta em suas obras importantes contribuições para acerca do jornal escolar e seu desenvolvimento na escola; SMITH, Frank (1999); e FARACO, C. A (1984), cujas reflexões buscam refletir a leitura e a escrita como elementos imperativos no desenvolvimento humano do sujeito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "JORNAL ESCOLAR, GÊNEROS TEXTUAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_11_2014_16_14_50_idinscrito_1047_1f1c52050a045cea4dc18b5a7908febb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁGNER DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "FÁGNER"
    "autor_email" => "fagner.uepb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor as atividades exercidas como docente de Língua Portuguesa e professor-supervisor do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, campus VI, na Escola Estadual José Leite de Souza. Com o apoio do PIBID, realizamos um conjunto de ações tendo como objetivo principal, produzir, junto de toda a comunidade escolar, um jornal que pudesse apresentar um conjunto dos mais variados conteúdos, preenchendo plenamente seu papel de objeto de comunicação, sendo fonte primária de informação e entretenimento, espelhando valores e se tornando, assim, um instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e escolar, já que se sabe que a leitura é um processo amplo e que ler não é unicamente interpretar os símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos. No planejamento e na execução de nossas ações, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de FARIA, Maria Alice de Oliveira (2007; 2013), que apresenta em suas obras importantes contribuições para acerca do jornal escolar e seu desenvolvimento na escola; SMITH, Frank (1999); e FARACO, C. A (1984), cujas reflexões buscam refletir a leitura e a escrita como elementos imperativos no desenvolvimento humano do sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.