QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9943 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS" "resumo" => "As novas tecnologias têm fornecido instrumentos imprescindíveis para formação científica do Ensino de Química permitindo a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos. Os impactos provocados pela rápida evolução das TIC’s, vem provocando profundas transformações no Ensino de Química e estão apoiadas através de um conjunto diversificado de recursos que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um aplicativo como recurso tecnológico lúdico para fins didáticos, poderá contribuir para agregar fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. (LIMA e MOITA, 2011). É necessário considerar as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso pode oferecer ao ser inserido na Química, já que pode se configurar como um recurso eficaz, que possibilitará uma melhor aprendizagem e motivação dos alunos, constituindo-se como um recurso auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Pensando nestas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para ensinar o conteúdo de tabela periódica a partir do uso do aplicativo ‘ Quiz da Tabela Periódica’ com o objetivo de auxiliar e melhorar o processo de ensino com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Esta proposta está sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. Em um primeiro instante foi discutido o assunto a partir dos seguintes tópicos: Evolução histórica da classificação dos elementos, A tabela periódica atual, Propriedades químicas e físicas dos grupos da tabela periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas. Em seguida para auxiliar o processo de construção do conhecimento, será solicitado aos estudantes que baixem em seus celulares o aplicativo Quiz Tabela. Esse aplicativo tem como objetivo reforçar os conceitos de símbolos, nomenclatura dos elementos químicos, número atômico, família e período através de perguntas e respostas. As atividades estão sendo realizadas com 47 alunos de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Espera-se que a inserção das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização do aplicativo em estudo com abordagem didática, favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC’S, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_55_36_idinscrito_5_08e8ba2313eb605cd6a45b9ef585139f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA" "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS" "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9943 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 661 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "QUIZ DA TABELA PERIÓDICA: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR OS ESTUDANTES NA APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS" "resumo" => "As novas tecnologias têm fornecido instrumentos imprescindíveis para formação científica do Ensino de Química permitindo a socialização de experiências e a aprendizagem através dos recursos tecnológicos. Os impactos provocados pela rápida evolução das TIC’s, vem provocando profundas transformações no Ensino de Química e estão apoiadas através de um conjunto diversificado de recursos que contribuem no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, um aplicativo como recurso tecnológico lúdico para fins didáticos, poderá contribuir para agregar fatores como: diversão, prazer, habilidades e conhecimentos. (LIMA e MOITA, 2011). É necessário considerar as possibilidades de utilização e de direcionamentos que esse recurso pode oferecer ao ser inserido na Química, já que pode se configurar como um recurso eficaz, que possibilitará uma melhor aprendizagem e motivação dos alunos, constituindo-se como um recurso auxiliar para a aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Pensando nestas questões, o presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para ensinar o conteúdo de tabela periódica a partir do uso do aplicativo ‘ Quiz da Tabela Periódica’ com o objetivo de auxiliar e melhorar o processo de ensino com alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba. Esta proposta está sendo executada através das ações do PIBID-Química-UEPB. Em um primeiro instante foi discutido o assunto a partir dos seguintes tópicos: Evolução histórica da classificação dos elementos, A tabela periódica atual, Propriedades químicas e físicas dos grupos da tabela periódica, Propriedades periódicas e aperiódicas. Em seguida para auxiliar o processo de construção do conhecimento, será solicitado aos estudantes que baixem em seus celulares o aplicativo Quiz Tabela. Esse aplicativo tem como objetivo reforçar os conceitos de símbolos, nomenclatura dos elementos químicos, número atômico, família e período através de perguntas e respostas. As atividades estão sendo realizadas com 47 alunos de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Espera-se que a inserção das tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem, mediante a utilização do aplicativo em estudo com abordagem didática, favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos via inserção digital." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TIC’S, TABELA PERIÓDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_15_55_36_idinscrito_5_08e8ba2313eb605cd6a45b9ef585139f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA" "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS" "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }