Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99887
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6902
    "inscrito_id" => 20552
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O processo educativo no Brasil ainda ocorre, em sua maioria, de maneira mecanicista com base no modelo hierarquizado, repetitivo com o docente exercendo o papel central de detentor e transmissor do conhecimento. Entretanto, o meio acadêmico da educação tem apresentado de forma crescente e contundente abordagens construtivistas que colocam o discente como protagonista do processo de aprendizagem e o centro do processo educacional. A grande questão é como implementar métodos construtivistas em ambientes tradicionais, originados por abordagens mecanicistas, com profissionais que foram formados por métodos tradicionais. Para realizar uma abordagem a respeito dos elementos deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Diante dos elementos abordados identificou-se que os produtos educacionais são uma oportunidade de aplicação dos conceitos de abordagens construtivistas, especificamente do uso da aprendizagem significativa como método educativo no processo de construção do conhecimento. Também foi verificado que das diversas formas de produtos educacionais, a sequência didática é uma opção prática para aplicação do método construtivista na educação, além disso, através do uso da aprendizagem significativa aplicada à produtos educacionais, o docente pode iniciar a implementação do modelo construtivista nas escolas brasileiras, que por diversos fatores tem dificuldade de implementar esse tipo de abordagem por questões estruturais, formação docente ou por hábitos culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20552_TB6902_07102023002719.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIO BENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIO"
    "autor_email" => "acaciobento1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99887
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6902
    "inscrito_id" => 20552
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO MÉTODO DE APLICAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O processo educativo no Brasil ainda ocorre, em sua maioria, de maneira mecanicista com base no modelo hierarquizado, repetitivo com o docente exercendo o papel central de detentor e transmissor do conhecimento. Entretanto, o meio acadêmico da educação tem apresentado de forma crescente e contundente abordagens construtivistas que colocam o discente como protagonista do processo de aprendizagem e o centro do processo educacional. A grande questão é como implementar métodos construtivistas em ambientes tradicionais, originados por abordagens mecanicistas, com profissionais que foram formados por métodos tradicionais. Para realizar uma abordagem a respeito dos elementos deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Diante dos elementos abordados identificou-se que os produtos educacionais são uma oportunidade de aplicação dos conceitos de abordagens construtivistas, especificamente do uso da aprendizagem significativa como método educativo no processo de construção do conhecimento. Também foi verificado que das diversas formas de produtos educacionais, a sequência didática é uma opção prática para aplicação do método construtivista na educação, além disso, através do uso da aprendizagem significativa aplicada à produtos educacionais, o docente pode iniciar a implementação do modelo construtivista nas escolas brasileiras, que por diversos fatores tem dificuldade de implementar esse tipo de abordagem por questões estruturais, formação docente ou por hábitos culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20552_TB6902_07102023002719.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ACÁCIO BENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ACÁCIO"
    "autor_email" => "acaciobento1@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O processo educativo no Brasil ainda ocorre, em sua maioria, de maneira mecanicista com base no modelo hierarquizado, repetitivo com o docente exercendo o papel central de detentor e transmissor do conhecimento. Entretanto, o meio acadêmico da educação tem apresentado de forma crescente e contundente abordagens construtivistas que colocam o discente como protagonista do processo de aprendizagem e o centro do processo educacional. A grande questão é como implementar métodos construtivistas em ambientes tradicionais, originados por abordagens mecanicistas, com profissionais que foram formados por métodos tradicionais. Para realizar uma abordagem a respeito dos elementos deste artigo foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Diante dos elementos abordados identificou-se que os produtos educacionais são uma oportunidade de aplicação dos conceitos de abordagens construtivistas, especificamente do uso da aprendizagem significativa como método educativo no processo de construção do conhecimento. Também foi verificado que das diversas formas de produtos educacionais, a sequência didática é uma opção prática para aplicação do método construtivista na educação, além disso, através do uso da aprendizagem significativa aplicada à produtos educacionais, o docente pode iniciar a implementação do modelo construtivista nas escolas brasileiras, que por diversos fatores tem dificuldade de implementar esse tipo de abordagem por questões estruturais, formação docente ou por hábitos culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.