A geração de resíduos demanda soluções que facilitem seu gerenciamento, visando minimizar os impactos socioambientais. Neste contexto, a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. O presente trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico do gerenciamento de resíduos no campus Recife e propor soluções coletivas por meio de uma abordagem STEAM. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com método descritivo. Foram utilizados documentos e informações sobre a gestão de resíduos sólidos e busca de literatura científica especializada no periódico capes. Os dados levantados em campo foram lidos e tabulados. A análise dos dados sugere que há uma lacuna na compreensão do conceito de resíduos sólidos pela comunidade acadêmica, o que evidencia a necessidade de aprofundamento deste tema na educação escolar. É fundamental que os educadores estejam cientes da importância da gestão de resíduos sólidos e sejam capazes de transmitir esse conhecimento de forma eficaz para seus alunos. Dentre as soluções coletivas propostas durante a pesquisa, foram citadas a construção de biodigestores, compostagem e a reciclagem. É preciso que haja um esforço conjunto dos educadores, dos alunos e da comunidade escolar como um todo para promover mudanças de comportamento e de hábitos em relação ao descarte de resíduos, a fim de se construir um futuro mais sustentável.