Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 12917
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12917_TB1658_19102023105101.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEI CENIRA GIEHL"
    "autor_nome_curto" => "CLEI"
    "autor_email" => "clei.giehl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95913
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1658
    "inscrito_id" => 12917
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E CAMINHOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12917_TB1658_19102023105101.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEI CENIRA GIEHL"
    "autor_nome_curto" => "CLEI"
    "autor_email" => "clei.giehl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.