GIEHL, Clei Cenira et al.. Formação continuada e caminhos possíveis. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95913>. Acesso em: 23/12/2024 07:06
O presente texto visa refletir sobre a formação continuada, tema recorrente no cenário educacional brasileiro. Nessa direção, o questionamento guia foi: Quais os caminhos apontados por estudiosos para a formação continuada de professores? Pensar e questionar a formação continuada dos professores se faz cada vez mais importante, dado abranger a escola, o professor e sua formação, além de inúmeras ideologias e práticas culturais, políticas e educacionais. No atual panorama educacional, a formação continuada assume papel essencial. Nesse viés, este artigo é um estudo bibliográfico sobre a formação continuada e os caminhos apontados por alguns estudiosos, desenvolvido a partir de materiais pesquisados em livros, artigos e entrevistas. A investigação traz o que os autores estudados compreendem do assunto, explanando a opinião destes referentes ao tema pesquisado. Deu-se por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, com análise do texto dos documentos propostos para a formação de professores e alinhamento à BNCC. A formação continuada relaciona-se com qualificar o docente em uma área específica, capacitá-lo nas teorias e metodologias de sua área do conhecimento, indo adiante, levando a compreensão da totalidade do fazer educativo, em razão disso, é fundamental entender como os documentos oficiais se referem a ela e em que papel a colocam dentro do contexto educacional.