A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97074 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 4418 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O Brasil e o mundo têm sido vítimas da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19), diante desse cenário, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas e adotaram o ensino remoto. Mesmo diante do desafio, professores continuaram o ensino de ciências, que deve estar pautado em apresentar aos alunos o saber científico não como saberes definitivos, mas pelo contrário, a ciência deve ser ensinada de forma que os alunos participem do processo da construção do conhecimento científico. Uma forma de trabalhar conteúdos seria a utilização de tirinhas, pois apresentam uma linguagem informal, diálogos curtos e de maior potencial para atrair a atenção dos discentes. Este trabalho teve como objetivo aproximar os alunos da realidade através da produção de tirinhas com o tema do coronavírus, de maneira remota. O trabalho foi realizado com os alunos dos 6º e 7º ano de uma escola do ensino fundamental, em Fortaleza-CE. Durante a aula de ciências, através de grupos de whatsapp da escola, foi passado um texto explicativo sobre tirinha, além de vídeos do youtube explicando o que é uma tirinha, como desenhá-la e um vídeo sobre o coronavírus e a situação atual da nossa sociedade. Todo esse conteúdo foi postado em um link do Google forms, no grupo de whatsapp. Os discentes produziram as tirinhas e enviaram pelo link. Foi observado que os alunos criaram personagens fictícios para as suas tirinhas, apresentando uma diversidade de estrutura, mas todas com um mesmo objetivo, mostrar a importância da máscara, da lavagem das mãos com água e sabão e da utilização do álcool em gel na prevenção da covid -19. Observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção das tirinhas sobre a covid -19 através do ensino remoto. Demonstrando a percepção e conscientização, através dos quadrinhos, de como se prevenir do vírus." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3210_18052023203402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO" "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA" "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97074 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3210 "inscrito_id" => 4418 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO" "resumo" => "O Brasil e o mundo têm sido vítimas da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19), diante desse cenário, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas e adotaram o ensino remoto. Mesmo diante do desafio, professores continuaram o ensino de ciências, que deve estar pautado em apresentar aos alunos o saber científico não como saberes definitivos, mas pelo contrário, a ciência deve ser ensinada de forma que os alunos participem do processo da construção do conhecimento científico. Uma forma de trabalhar conteúdos seria a utilização de tirinhas, pois apresentam uma linguagem informal, diálogos curtos e de maior potencial para atrair a atenção dos discentes. Este trabalho teve como objetivo aproximar os alunos da realidade através da produção de tirinhas com o tema do coronavírus, de maneira remota. O trabalho foi realizado com os alunos dos 6º e 7º ano de uma escola do ensino fundamental, em Fortaleza-CE. Durante a aula de ciências, através de grupos de whatsapp da escola, foi passado um texto explicativo sobre tirinha, além de vídeos do youtube explicando o que é uma tirinha, como desenhá-la e um vídeo sobre o coronavírus e a situação atual da nossa sociedade. Todo esse conteúdo foi postado em um link do Google forms, no grupo de whatsapp. Os discentes produziram as tirinhas e enviaram pelo link. Foi observado que os alunos criaram personagens fictícios para as suas tirinhas, apresentando uma diversidade de estrutura, mas todas com um mesmo objetivo, mostrar a importância da máscara, da lavagem das mãos com água e sabão e da utilização do álcool em gel na prevenção da covid -19. Observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção das tirinhas sobre a covid -19 através do ensino remoto. Demonstrando a percepção e conscientização, através dos quadrinhos, de como se prevenir do vírus." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3210_18052023203402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO" "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA" "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }