Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97074
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3210
    "inscrito_id" => 4418
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O Brasil e o mundo têm sido vítimas da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19), diante desse cenário, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas e adotaram o ensino remoto. Mesmo diante do desafio, professores continuaram o ensino de ciências, que deve estar pautado em apresentar aos alunos o saber científico não como saberes definitivos, mas pelo contrário, a ciência deve ser ensinada de forma que os alunos participem do processo da construção do conhecimento científico. Uma forma de trabalhar conteúdos seria a utilização de tirinhas, pois apresentam uma linguagem informal, diálogos curtos e de maior potencial para atrair a atenção dos discentes. Este trabalho teve como objetivo aproximar os alunos da realidade através da produção de tirinhas com o tema do coronavírus, de maneira remota. O trabalho foi realizado com os alunos dos 6º e 7º ano de uma escola do ensino fundamental, em Fortaleza-CE. Durante a aula de ciências, através de grupos de whatsapp da escola, foi passado um texto explicativo sobre tirinha, além de vídeos do youtube explicando o que é uma tirinha, como desenhá-la e um vídeo sobre o coronavírus e a situação atual da nossa sociedade. Todo esse conteúdo foi postado em um link do Google forms, no grupo de whatsapp. Os discentes produziram as tirinhas e enviaram pelo link. Foi observado que os alunos criaram personagens fictícios para as suas tirinhas, apresentando uma diversidade de estrutura, mas todas com um mesmo objetivo, mostrar a importância da máscara, da lavagem das mãos com água e sabão e da utilização do álcool em gel na prevenção da covid -19. Observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção das tirinhas sobre a covid -19 através do ensino remoto. Demonstrando a percepção e conscientização, através dos quadrinhos, de como se prevenir do vírus."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3210_18052023203402.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO"
    "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA"
    "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97074
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3210
    "inscrito_id" => 4418
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE TIRINHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O Brasil e o mundo têm sido vítimas da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19), diante desse cenário, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas e adotaram o ensino remoto. Mesmo diante do desafio, professores continuaram o ensino de ciências, que deve estar pautado em apresentar aos alunos o saber científico não como saberes definitivos, mas pelo contrário, a ciência deve ser ensinada de forma que os alunos participem do processo da construção do conhecimento científico. Uma forma de trabalhar conteúdos seria a utilização de tirinhas, pois apresentam uma linguagem informal, diálogos curtos e de maior potencial para atrair a atenção dos discentes. Este trabalho teve como objetivo aproximar os alunos da realidade através da produção de tirinhas com o tema do coronavírus, de maneira remota. O trabalho foi realizado com os alunos dos 6º e 7º ano de uma escola do ensino fundamental, em Fortaleza-CE. Durante a aula de ciências, através de grupos de whatsapp da escola, foi passado um texto explicativo sobre tirinha, além de vídeos do youtube explicando o que é uma tirinha, como desenhá-la e um vídeo sobre o coronavírus e a situação atual da nossa sociedade. Todo esse conteúdo foi postado em um link do Google forms, no grupo de whatsapp. Os discentes produziram as tirinhas e enviaram pelo link. Foi observado que os alunos criaram personagens fictícios para as suas tirinhas, apresentando uma diversidade de estrutura, mas todas com um mesmo objetivo, mostrar a importância da máscara, da lavagem das mãos com água e sabão e da utilização do álcool em gel na prevenção da covid -19. Observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção das tirinhas sobre a covid -19 através do ensino remoto. Demonstrando a percepção e conscientização, através dos quadrinhos, de como se prevenir do vírus."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4418_TB3210_18052023203402.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEÓRGIA CARVALHO ANSELMO"
    "autor_nome_curto" => "GEÓRGIA"
    "autor_email" => "anselmogeorgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Brasil e o mundo têm sido vítimas da pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID- 19), diante desse cenário, muitas escolas e universidades suspenderam suas aulas e adotaram o ensino remoto. Mesmo diante do desafio, professores continuaram o ensino de ciências, que deve estar pautado em apresentar aos alunos o saber científico não como saberes definitivos, mas pelo contrário, a ciência deve ser ensinada de forma que os alunos participem do processo da construção do conhecimento científico. Uma forma de trabalhar conteúdos seria a utilização de tirinhas, pois apresentam uma linguagem informal, diálogos curtos e de maior potencial para atrair a atenção dos discentes. Este trabalho teve como objetivo aproximar os alunos da realidade através da produção de tirinhas com o tema do coronavírus, de maneira remota. O trabalho foi realizado com os alunos dos 6º e 7º ano de uma escola do ensino fundamental, em Fortaleza-CE. Durante a aula de ciências, através de grupos de whatsapp da escola, foi passado um texto explicativo sobre tirinha, além de vídeos do youtube explicando o que é uma tirinha, como desenhá-la e um vídeo sobre o coronavírus e a situação atual da nossa sociedade. Todo esse conteúdo foi postado em um link do Google forms, no grupo de whatsapp. Os discentes produziram as tirinhas e enviaram pelo link. Foi observado que os alunos criaram personagens fictícios para as suas tirinhas, apresentando uma diversidade de estrutura, mas todas com um mesmo objetivo, mostrar a importância da máscara, da lavagem das mãos com água e sabão e da utilização do álcool em gel na prevenção da covid -19. Observou-se uma grande participação e aprendizagem dos alunos na produção das tirinhas sobre a covid -19 através do ensino remoto. Demonstrando a percepção e conscientização, através dos quadrinhos, de como se prevenir do vírus.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.