O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6899 "inscrito_id" => 21866 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "No Novo Ensino Médio, o currículo deve ser articulado em torno de eixos orientadores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. É então esperado o desenvolvimento de senso crítico e prático do estudante do ponto de vista científico, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas nas mais diversas áreas. Para tanto, os conteúdos selecionados permeiam assuntos que problematizem situações, como aquelas relacionadas ao contexto do estudante. Nessa perspectiva é necessário que se façam adequações, não somente nos conteúdos, mas na metodologia e avaliação desse currículo. Em particular na disciplina de química, deseja-se que ao longo do percurso acadêmico, o estudante desenvolva competências específicas, trabalhando de forma autônoma e ativa os seus saberes e conhecimentos, elaborando perguntas e respostas, por meio da constante regulação de seus pensamentos. Assim, ele deve, nos diferentes domínios, compreender a química no âmbito da comunicação e expressão, além de saber buscar informações, argumentar e posicionar-se criticamente. Nesse cenário, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), programa de extensão, que auxilia estudantes da comunidade próxima a Universidade Federal do ABC (UFABC) a ingressar em universidades públicas, vem repensando práticas e avaliações na perspectiva citada. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento e elaboração de metodologia e questões para simulado com conteúdo químico adequadas à matriz de habilidades e competências da BNCC. Por ser um curso preparatório, os conteúdos são seletivos, porém, visando práticas pedagógicas que o explorem de forma ativa ao estudante. Com os resultados, percebeu-se a evolução dos estudantes no curso e o seu desempenho na apropriação de determinadas habilidades, dando um panorama de sua aprendizagem. Esse processo fez com que o curso evoluísse, aproximando os estudantes da realidade esperada, abordando as concepções dos currículos atuais, fazendo com que o estudante compreendesse a química de forma a utilizá-la em diferentes situações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21866_TB6899_20062023213854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO GUMIERI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BRUNO GUMIERI F" "autor_email" => "bruno.gumieri16@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99884 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6899 "inscrito_id" => 21866 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS ALINHADOS AO CURRÍCULO BASEADO EM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "No Novo Ensino Médio, o currículo deve ser articulado em torno de eixos orientadores, visando o desenvolvimento de competências e habilidades no estudante. É então esperado o desenvolvimento de senso crítico e prático do estudante do ponto de vista científico, de acordo com a crescente necessidade por inovações tecnológicas nas mais diversas áreas. Para tanto, os conteúdos selecionados permeiam assuntos que problematizem situações, como aquelas relacionadas ao contexto do estudante. Nessa perspectiva é necessário que se façam adequações, não somente nos conteúdos, mas na metodologia e avaliação desse currículo. Em particular na disciplina de química, deseja-se que ao longo do percurso acadêmico, o estudante desenvolva competências específicas, trabalhando de forma autônoma e ativa os seus saberes e conhecimentos, elaborando perguntas e respostas, por meio da constante regulação de seus pensamentos. Assim, ele deve, nos diferentes domínios, compreender a química no âmbito da comunicação e expressão, além de saber buscar informações, argumentar e posicionar-se criticamente. Nesse cenário, a Escola Preparatória da UFABC (EPUFABC), programa de extensão, que auxilia estudantes da comunidade próxima a Universidade Federal do ABC (UFABC) a ingressar em universidades públicas, vem repensando práticas e avaliações na perspectiva citada. O objetivo é apresentar uma proposta de desenvolvimento e elaboração de metodologia e questões para simulado com conteúdo químico adequadas à matriz de habilidades e competências da BNCC. Por ser um curso preparatório, os conteúdos são seletivos, porém, visando práticas pedagógicas que o explorem de forma ativa ao estudante. Com os resultados, percebeu-se a evolução dos estudantes no curso e o seu desempenho na apropriação de determinadas habilidades, dando um panorama de sua aprendizagem. Esse processo fez com que o curso evoluísse, aproximando os estudantes da realidade esperada, abordando as concepções dos currículos atuais, fazendo com que o estudante compreendesse a química de forma a utilizá-la em diferentes situações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID21866_TB6899_20062023213854.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO GUMIERI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "BRUNO GUMIERI F" "autor_email" => "bruno.gumieri16@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }