Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DA ADIÇÃO COM O JOGO DE BOLICHE RECICLADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE BASEADA EM JOGOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94938
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 6361
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DA ADIÇÃO COM O JOGO DE BOLICHE RECICLADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE BASEADA EM JOGOS"
    "resumo" => "O uso de materiais concretos e jogos no contexto escolar possibilita ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico, a socialização com interações entre os pares, assim, auxiliando o aluno a construir seu próprio conhecimento. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças se encontram nos estágios de desenvolvimento, proposto por Piaget (2003): pré-operatório - 6 e 7 anos e operatório concreto - 7/11 anos. Nesses estágios, em especial, o pré-operatório, o pensamento abstrato ainda não é suficientemente capaz para abstrair determinados conceitos. Por isso, ao utilizar materiais concretos e jogos que requerem resolução de problemas, o professor necessita ter clareza que intenção didático-pedagógica estará abarcada ao explorar aqueles recursos, de forma, que auxilie ao aluno na aquisição do conhecimento de tais conceitos e/ou conteúdo. A partir desse pressuposto o seguinte artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade baseada em jogos, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Tal atividade desenvolveu o conceito da adição com o uso do boliche reciclado, feito de garrafas PET. A proposta do jogo para desenvolver conceitos matemáticos, mais precisamente, a adição, foi bem aceita pela turma que, ademais da intenção didática do conceito matemático, pode-se explorar a interação, a colaboração e as regras do jogo em si, que apresenta finalidades socioeducativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6361_TB398_15112023022320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUZIENE DA SILVA AZEVEDO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUZIENE"
    "autor_email" => "mluzieneazevedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94938
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 6361
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DA ADIÇÃO COM O JOGO DE BOLICHE RECICLADO: UMA EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE BASEADA EM JOGOS"
    "resumo" => "O uso de materiais concretos e jogos no contexto escolar possibilita ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico, a socialização com interações entre os pares, assim, auxiliando o aluno a construir seu próprio conhecimento. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças se encontram nos estágios de desenvolvimento, proposto por Piaget (2003): pré-operatório - 6 e 7 anos e operatório concreto - 7/11 anos. Nesses estágios, em especial, o pré-operatório, o pensamento abstrato ainda não é suficientemente capaz para abstrair determinados conceitos. Por isso, ao utilizar materiais concretos e jogos que requerem resolução de problemas, o professor necessita ter clareza que intenção didático-pedagógica estará abarcada ao explorar aqueles recursos, de forma, que auxilie ao aluno na aquisição do conhecimento de tais conceitos e/ou conteúdo. A partir desse pressuposto o seguinte artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade baseada em jogos, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Tal atividade desenvolveu o conceito da adição com o uso do boliche reciclado, feito de garrafas PET. A proposta do jogo para desenvolver conceitos matemáticos, mais precisamente, a adição, foi bem aceita pela turma que, ademais da intenção didática do conceito matemático, pode-se explorar a interação, a colaboração e as regras do jogo em si, que apresenta finalidades socioeducativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6361_TB398_15112023022320.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUZIENE DA SILVA AZEVEDO BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA LUZIENE"
    "autor_email" => "mluzieneazevedo@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de materiais concretos e jogos no contexto escolar possibilita ao aluno o desenvolvimento do raciocínio lógico, a socialização com interações entre os pares, assim, auxiliando o aluno a construir seu próprio conhecimento. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as crianças se encontram nos estágios de desenvolvimento, proposto por Piaget (2003): pré-operatório - 6 e 7 anos e operatório concreto - 7/11 anos. Nesses estágios, em especial, o pré-operatório, o pensamento abstrato ainda não é suficientemente capaz para abstrair determinados conceitos. Por isso, ao utilizar materiais concretos e jogos que requerem resolução de problemas, o professor necessita ter clareza que intenção didático-pedagógica estará abarcada ao explorar aqueles recursos, de forma, que auxilie ao aluno na aquisição do conhecimento de tais conceitos e/ou conteúdo. A partir desse pressuposto o seguinte artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade baseada em jogos, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Tal atividade desenvolveu o conceito da adição com o uso do boliche reciclado, feito de garrafas PET. A proposta do jogo para desenvolver conceitos matemáticos, mais precisamente, a adição, foi bem aceita pela turma que, ademais da intenção didática do conceito matemático, pode-se explorar a interação, a colaboração e as regras do jogo em si, que apresenta finalidades socioeducativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.