No Brasil, historicamente o curso de pedagogia foi marcado pela presença massiva de mulheres, porém com o passar dos anos esse cenário tem se modificado com o aumento gradativo de estudantes homens. O artigo é resultado de pesquisa realizada em um curso de pedagogia de universidade pública federal no interior da Amazônia oriental e consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva, tendo os estudantes homens do curso de pedagogia, utilizando formulário online e análise do conteúdo dos dados coletados. Como complemento de resultados utilizou-se aporte teórico amparados em: Goçalvez et al. (2023), Saviani (2020), Libâneo (2022), Batista, et al.(2019), Santos (2019), Straiotto (2017), Louro (2014), Carvalho (2010), Shigunov Neto et al. (2008), Libâneo (2002) entre outros. Foi possível perceber que a concepção dos estudantes homens no curso de Pedagogia não é uma preocupação habitual durante o processo de formação inicial pela maioria deles, porém manifestaram preocupação com o mercado de trabalho em sala de aula com a educação infantil, não obstante, há poucas discursões sobre a temática no curso sobre a existência da figura masculina como profissionais pedagogos nos espaços escolares. O trabalho defende a superação de uma concepção profissional e de uma percepção didática face aos homens no curso de pedagogia, para além de preconceitos, com necessidades de mais bem se discutir essa temática.