Considerando o contexto atual, em que a disseminação de informações falsas é predominante e o conhecimento científico é cada vez mais exigido, torna-se evidente a importância do trabalho dos profissionais da educação, ao contribuírem com a formação dos indivíduos, para que não apenas possuam habilidades de leitura e escrita, mas também possam ser letrados cientificamente. Nesse sentido, é essencial que os professores tenham clara compreensão desses conceitos e os apliquem de maneira adequada no ambiente escolar, especialmente no contexto da Educação do Campo. Tradicionalmente, a alfabetização era concebida como a capacidade de ler e escrever de acordo com o que foi ensinado. No entanto, essa abordagem não abrange o domínio do letramento científico. Assim sendo, não basta apenas adquirir as habilidades de leitura e escrita, faz-se necessário que os indivíduos apliquem efetivamente essas habilidades em suas vidas cotidianas e na prática social. Diante dessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é discutir a distinção entre alfabetização e letramento científico no contexto da Educação do Campo, visando contribuir para o processo de aprendizado dos estudantes durante sua formação. A abordagem metodológica adotada é de natureza qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica. Por meio dessa investigação, foram exploradas algumas fontes acadêmicas relacionadas ao tema, possibilitando a análise das diferenças e interseções entre esses dois termos. Os resultados evidenciaram a importância do letramento científico como um elemento fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos, incluindo a propagação de informações inverídicas e a exigência do conhecimento científico. No contexto específico da Educação do Campo, onde os estudantes se deparam com particularidades e desafios específicos, é fundamental que os professores promovam educação de qualidade, com ênfase na alfabetização e letramento científico, pretendendo capacitar e estimular a criticidade dos sujeitos do campo para que possam ser agentes participativos e transformadores de sua realidade.