O objetivo deste artigo é analisar a tríade projeto de vida, protagonismo juvenil e empreendedorismo nos documentos referenciais do Novo Ensino Médio- NEM no Paraná. Para tanto, apresenta-se, primeiramente, como o NEM se articula as políticas neoliberais implementadas no país a partir de 2016, com o Governo de Michel Temer. Dando sequência, relatamos como os termos projeto de vida, protagonismo juvenil e empreendedorismo encontram-se presentes em documentos de organismos multilaterais e/ou institucionais privadas de educação desde os anos de 1990, sendo aos poucos incorporados pelos documentos oficiais referentes ao ensino médio no Brasil, com destaque a Lei 13415/2017 e a BNCCEM (2018). Já na terceira parte, analisamos como os enunciados protagonismo juvenil, projeto de vida e empreendedorismo estão presentes nos documentos da reforma curricular no Paraná com o objetivo claro de conformar os jovens a nova configuração do capital flexível. Como metodologia, utilizamos o estudo bibliográfico de autores do campo marxista e da produção científica sobre o NEM, além de estudo documental, a partir da análise do Referencial Curricular para o Ensino Médio no Paraná (2021), volume 1 e 3; o Caderno de Itinerários Formativos - (2022), além da Lei 13415/2017, a BNCCEM e a Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018 que atualizou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Como resultado, destacamos que no Paraná a tríade protagonismo juvenil, projeto de vida e empreendedorismo reforçam a ideologia de responsabilização do jovem e da escola pelo sucesso ou fracasso dos estudantes no seu percurso escolar, estendendo esta responsabilização para outros campos de sua vida, como a profissional. Reafirmamos também, a necessidade de um projeto formativo para a juventude paranaense que lhes garanta o direito ao acesso aos conhecimentos científicos e culturais com qualidade.