Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PIBID, JOGOS POPULARES Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9987
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PIBID, JOGOS POPULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_10_2014_21_38_10_idinscrito_103_301472b6b53ce56bf7d872505a1de193.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO"
    "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9987
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB"
    "resumo" => "De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PIBID, JOGOS POPULARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_10_2014_21_38_10_idinscrito_103_301472b6b53ce56bf7d872505a1de193.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO"
    "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.