De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área.