GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9987 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PIBID, JOGOS POPULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_10_2014_21_38_10_idinscrito_103_301472b6b53ce56bf7d872505a1de193.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO" "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9987 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 103 "titulo" => "GINCANA PEDAGÓGICA: INTERVENÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "De acordo com os PCN’s para Educação Física, a cultura corporal trata de localizar em cada uma dessas manifestações (jogo, esporte, dança, ginástica e luta) seus benefícios fisiológicos e psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura, e formular a partir daí as propostas para a Educação Física escolar. A partir desse objetivo, durante nossa atuação como bolsistas do PIBID, tivemos a oportunidade de realizar como ação pedagógica uma gincana abordando o tema jogos populares, com o intuito de mostrar aos alunos que mesmo em tempos de jogos tecnológicos e aparelhos eletrônicos, ainda é possível diversão através dos jogos populares e uma aula de Educação Física agradável, dinâmica e muito atrativa, resgatando algumas brincadeiras bem conhecidas, como corrida do saco, estourar balões na cadeira, corrida do ovo na colher, criando o caminho com arcos, trabalhando a criatividade, o equilíbrio, lateralidade, a cooperação e a noção espaço-temporal. Segundo os PCN’s, “aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física” (MEC/SEF, 1997), obtendo assim um feedback positivo dos alunos, onde os mesmos se envolveram e participaram na realização das provas, as quais o principal objetivo não era a competitividade, mas sim a colaboração das equipes. Essa intervenção foi uma experiência positiva, pois sendo a primeira intervenção direta com os alunos, estes nos receberam muito bem. Para a nossa formação a vivência na escola, só reforça o quão gratificante é ser professor apesar das dificuldades encontradas no cotidiano escolar, para os alunos graduandos do Curso de Educação Física o PIBID é uma excelente oportunidade de saber quem realmente se identifica com a área." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PIBID, JOGOS POPULARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_26_10_2014_21_38_10_idinscrito_103_301472b6b53ce56bf7d872505a1de193.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILDA PESSOA DE AZEVEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "LENILDA AZEVEDO" "autor_email" => "lenildapad@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }