DANTAS, Janilde Cordeiro. Multirrepetência, em busca de alternativas. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9917>. Acesso em: 20/11/2024 00:20
O fracasso escolar tem sido um desafio a ser enfrentado pela educação formal. Entendemos o mesmo como sendo a evasão, a repetência e, em termos mais amplos, a aprovação sem a aquisição do conhecimento científico historicamente acumulado. Os índices de fracasso escolar continuam alarmantes entre as escolas públicas. O presente artigo é resultado de um projeto implementado em uma escola pública na cidade de Campina Grande, em 2013, e surgiu mediante o cotidiano da prática e docência de estágio curricular da Escola Normal Pe. Emídio Viana Correia, também de Campina Grande. Ao realizarem sua prática, os estagiários apresentavam, nos relatórios, dados preocupantes em relação ao alto nível de repetência. Foram tais informações que serviram de termômetro para tomada de decisão, além dos diálogos, entre os docentes que indicavam que, dentre os elementos que compõem o fracasso escolar, destaca-se o “mau aluno” caracterizado como o que demonstra falta de interesse ou incapacidade de aprendizagem de conhecimentos, de apoio da família, de perspectivas em uma sociedade desigual. O fracasso passa a ser objetivado como uma consequência natural dessas faltas. Diante destes fatos, nos propomos, neste artigo, a descrever o projeto de intervenção na aprendizagem dos alunos multirrepetentes, tendo como base para isto a compreensão da leitura, da escrita e do cálculo. Para atingir os objetivos, optamos por uma metodologia com atendimento diferenciado, buscando atender as dificuldades de aprendizagem dos alunos de forma diferenciada e individualizada, ação esta executada pelos estagiários sob orientação da professora da disciplina de Memorial e Presencial.