Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TRABALHANDO O SISTEMA URINÁRIO COM ALUNOS DO 2º ANO MÉDIO A PARTIR DA PRÁTICA DE EXPERIMENTO.

Palavra-chaves: SISTEMA URINÁRIO, MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A água é o constituinte universal de todas as secreções dos organismos, entra no organismo com os alimentos e as bebidas e também é sintetizada dentro do próprio organismo através das reações químicas.Uma vez realizada a sua importante função de veicular substancias nutritivas para todo o corpo, a água em excesso deve ser eliminada levando consigo as substancias tóxicas provenientes da digestão, para isso, ocorre a eliminação desse material por meio da urina. A urina é um líquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo até ao exterior do organismo, é constituída por 95% por água, sua eliminação é feita através do sistema urinário que é composto pelos rins e as vias urinárias. A seqüência didática foi aplicada pelos alunos especiais do mestrado em Ensino de ciências da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Sólon de Lucena, no bairro do Alto Branco, com os alunos do 2º ano médio do turno da tarde. Este trabalho tem como objetivos fazer com que os estudantes reconheçam as principais funções do sistema urinário, identificar os órgãos que o compõe e suas respectivas funções assim como descrever o processo de formação da urina. Para execução dessa atividade estipulou-se um tempo de três aulas, divididas da seguinte forma: A primeira aula com abordagem teórica do tema, a segunda aula com um experimento simulando o funcionamento do sistema urinário e para o desfecho do conteúdo uma terceira aula com a montagem de um mapa conceitual. Foi possível identificar que a temática é de grande importância para os alunos, eles demonstraram curiosidades e foram muito participativos, usando dos seus conhecimentos prévios para fundamentar o conteúdo. Apesar de não serem frequentes aulas práticas para a turma, os alunos conseguiram conduzir bem o experimento sobre o sistema urinário. Na montagem do Mapa Conceitual os alunos montaram rapidamente e logo após foi um momento para tirar duvidas. Toda a turma conseguiu obter um bom desempenho na montagem do mapa.A necessidade de uma aprendizagem mais significativa e conveniente as perspectivas do educando fez surgir à necessidade de aulas práticas na disciplina. A demanda de tal metodologia corrobora com o objetivo fundamental dos PCNs, para o ensino de ciências naturais, onde através das aulas práticas o aluno passa a ter condições para vivenciar o método científico, ou seja, a partir de observações, levantarem hipóteses, testá-las e refutá-las, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos.Nesse sentido, a seqüência didática aplicada no 2º ano do ensino médio da Escola Solón de Lucena sobre sistema urinário, aliada a atividade prática sobre o tema, proporcionou uma aprendizagem significativa aos alunos. Sendo perceptível que os mesmos alcançaram os objetivos propostos, uma vez que o ensino de ciências deve conduzir o aluno a perceber o mundo que o cerca, além disso, deve ser voltado para o seu cotidiano.PALAVRAS CHAVE: Sistema urinário. Mapa conceitual. Aprendizagem significativa

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