A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10145 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 543 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio(EJA). Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 1ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, EXPERIMENTO, ESINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_26_14_idinscrito_1195_5d9b52470a0ba879fd0b94d8cd61318b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONNARA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONNARA" "autor_email" => "sayonnaraa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10145 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 543 "inscrito_id" => 1195 "titulo" => "A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio(EJA). Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 1ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, EXPERIMENTO, ESINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_26_14_idinscrito_1195_5d9b52470a0ba879fd0b94d8cd61318b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONNARA ALEXANDRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONNARA" "autor_email" => "sayonnaraa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }