Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EJA, EXPERIMENTO, ESINO Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10145
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 1195
    "titulo" => "A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio(EJA). Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 1ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, EXPERIMENTO, ESINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_26_14_idinscrito_1195_5d9b52470a0ba879fd0b94d8cd61318b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONNARA ALEXANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONNARA"
    "autor_email" => "sayonnaraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10145
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 543
    "inscrito_id" => 1195
    "titulo" => "A PRÁTICA DE EXPERIMENTOS EM SALA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio(EJA). Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 1ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "EJA, EXPERIMENTO, ESINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_00_26_14_idinscrito_1195_5d9b52470a0ba879fd0b94d8cd61318b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONNARA ALEXANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONNARA"
    "autor_email" => "sayonnaraa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma ótima modalidade de ensino que tem como objetivo destinar educação aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria. Trabalhar com esta realidade, se faz necessário que o educador seja dinâmico e sensível para conseguir superar as dificuldades naturais impostas a este público bem como atender as necessidades básicas de cada um deles, uma vez que estas pessoas estão fora da rotina escolar, o que dificulta ainda mais despertar sua atenção com relação às disciplinas aplicadas em sala de aula. A melhor didática para contribuir com essa dinâmica é, sem dúvidas, trazer experimentos práticos para um melhor aprendizado desses estudantes. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento da atividade da máquina a vapor realizada no 2º ano do ensino médio(EJA). Para isso, foram utilizadas latas vazias de refrigerantes, canudos, massa de modelar, barbante, tesoura, pregos, velas e água. Tendo como referência, o autor Heron de Alexandria, que foi um grande matemático, engenheiro e inventor da antiguidade. O experimento facilita o entendimento por parte do aluno, devido a visualização de um dispositivo que relaciona o calor da água aquecida em trabalho mecânico que rotaciona a lata, demonstrando a relação descrita pela 1ª lei da Termodinâmica. Partindo da ideia de que a educação é um direito de todos, e diante deste contexto apresentado, torna-se necessário à tomada de algumas ações no sentido de promover a melhoria qualitativa nos processos de ensino, em especial aquele destinado a Jovens e Adultos, visto que a educação diferenciada deve ser adequada no sentido de oferecer subsídios que promovam a melhoria da qualidade do ensino favorecendo a Educação de Jovens e Adultos como, parte constitutiva do sistema regular de ensino que propicia a Educação Básica, respeitando assim suas diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.