RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10053 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 1262 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos. Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_53_37_idinscrito_1262_d2d6b18f3aa22d6c7677d5c587e820da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LAÍS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA LAÍS" "autor_email" => "marianalais29@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10053 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 1262 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NAS TURMAS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Introdução: É importante destacar a relevância deste trabalho que tem como propósito relatar a experiência de uma intervenção pedagógica realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola pública do município de Pirapora-MG, com as turmas do 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental I. Os principais autores que fundamentaram este estudo foram Gadotti (2002), Libâneo (1994), Teberosky (2003), Vianna (2003) e Vygotsky (1984), entre outros. Objetivo: Esta intervenção teve como objetivo trabalhar com os alunos de forma diferenciada para que eles sintam prazer em aprender. Metodologia: Do ponto de vista metodológico foi realizada, em primeiro momento, uma observação da prática e postura do professor em sala de aula, bem como o comportamento e a receptividade das crianças em relação aos conteúdos ministrados. Em segundo momento, análise dos dados coletados através da observação e o planejamento para a intervenção. No terceiro momento, foi feito a intervenção pedagógica dentro da sala de aula e registros através de filmagens e fotos. Durante a intervenção procurou-se sempre trabalhar em grupo, reforçando assim a socialização e a importância da interação para a troca de conhecimentos. Resultados: O resultado dessa experiência possibilitou a aquisição de novos conhecimentos acerca da prática docente e um novo olhar para a maneira de ensinar e alfabetizar, além de evidenciar que o professor deve construir e trabalhar em conjunto com seus alunos de forma a promover o conhecimento e a capacidade para efetivá-lo. Conclusão: Mediante o trabalho realizado, concluiu-se que os resultados obtidos foram satisfatórios. A receptividade da professora e dos alunos contribuíram para o bom desenvolvimento deste, permitindo a intervenção com práticas inovadoras e métodos diferenciados de ensino, proporcionando uma aprendizagem prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "OBSERVAÇÃO, INTERVENÇÃO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_19_53_37_idinscrito_1262_d2d6b18f3aa22d6c7677d5c587e820da.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LAÍS DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANA LAÍS" "autor_email" => "marianalais29@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }