CONSTRUINDO MAQUETES PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10048 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "CONSTRUINDO MAQUETES PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO GEOGRÁFICO" "resumo" => "O ensino da geografia atualmente procura considerar as profundas mudanças que a sociedade vem enfrentando principalmente com as tecnologias digitais onde tudo é instantâneo e a informação cada vez mais excessiva costuma passar sem deixar algo construído ou de significado para as pessoas. Para a compreensão da disciplina é preciso um professor bem preparado para mediar conhecimento, estimular sujeitos autônomos e deixar a prática de entrar em sala de aula como ator principal para dar lugar aos alunos(as) onde serão eles os sujeitos que irão construir suas trajetórias de ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho é socializar uma experiência vivenciada no 1º ano do ensino médio onde estudamos perfil topográfico e curvas de nível através da construção de maquetes. É por meio da maquete que conseguimos representar o espaço geográfico e entender sua formação, os sujeitos que dele se apropria e modifica. A elaboração de uma representação tridimensional do relevo é um método dinâmico onde a participação é efetiva desde a escolha do local que será representado até a confecção e finalização do material. Os procedimentos metodológicos utilizados para a confecção de maquetes iniciaram-se a partir do planejamento da professora responsável pela disciplina que resultou numa sequencia didática, que delimitava o passo a passo da atividade - apresentação dos conteúdos, leitura e debate do referencial teórico, escolha do local para representação, confecção de maquetes e apresentação do trabalho final. Os resultados alcançados tiveram os seguintes destaques: construção, discussão e reflexão dos conceitos trabalhados, além de aprimorar a observação, concentração, análise e interpretação de dados. Concluímos que o ensino de geografia pode ser dinâmico e prazeroso à medida que os professores destacarem nos seus objetivos que o desempenho e autonomia dos discentes são fundamentais para o desenvolvimento do cidadão, que só a partir de uma construção coletiva é que a educação escolar fará sentido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MAQUETES, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_22_15_56_idinscrito_85_4798141a02c4097f48a7eb94f3726850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA LEOPOLDINO VILAR" "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA" "autor_email" => "julianalspb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10048 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 760 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "CONSTRUINDO MAQUETES PARA CONSTRUIR CONHECIMENTO GEOGRÁFICO" "resumo" => "O ensino da geografia atualmente procura considerar as profundas mudanças que a sociedade vem enfrentando principalmente com as tecnologias digitais onde tudo é instantâneo e a informação cada vez mais excessiva costuma passar sem deixar algo construído ou de significado para as pessoas. Para a compreensão da disciplina é preciso um professor bem preparado para mediar conhecimento, estimular sujeitos autônomos e deixar a prática de entrar em sala de aula como ator principal para dar lugar aos alunos(as) onde serão eles os sujeitos que irão construir suas trajetórias de ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho é socializar uma experiência vivenciada no 1º ano do ensino médio onde estudamos perfil topográfico e curvas de nível através da construção de maquetes. É por meio da maquete que conseguimos representar o espaço geográfico e entender sua formação, os sujeitos que dele se apropria e modifica. A elaboração de uma representação tridimensional do relevo é um método dinâmico onde a participação é efetiva desde a escolha do local que será representado até a confecção e finalização do material. Os procedimentos metodológicos utilizados para a confecção de maquetes iniciaram-se a partir do planejamento da professora responsável pela disciplina que resultou numa sequencia didática, que delimitava o passo a passo da atividade - apresentação dos conteúdos, leitura e debate do referencial teórico, escolha do local para representação, confecção de maquetes e apresentação do trabalho final. Os resultados alcançados tiveram os seguintes destaques: construção, discussão e reflexão dos conceitos trabalhados, além de aprimorar a observação, concentração, análise e interpretação de dados. Concluímos que o ensino de geografia pode ser dinâmico e prazeroso à medida que os professores destacarem nos seus objetivos que o desempenho e autonomia dos discentes são fundamentais para o desenvolvimento do cidadão, que só a partir de uma construção coletiva é que a educação escolar fará sentido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MAQUETES, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_22_15_56_idinscrito_85_4798141a02c4097f48a7eb94f3726850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA LEOPOLDINO VILAR" "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA" "autor_email" => "julianalspb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }