YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO, FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EDQUÍMICA EDBEM O CANAL QUE APROXIMA O CONHECIMENTO QUÍMICO DO COTIDIANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6851 "inscrito_id" => 21260 "titulo" => "YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO, FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EDQUÍMICA EDBEM O CANAL QUE APROXIMA O CONHECIMENTO QUÍMICO DO COTIDIANO" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes nas práticas de ensino e de aprendizagem na escola e no cotidiano das pessoas de modo geral. Pensando nisso e na divulgação científica é que se criou o Canal no YouTube “Edquímica Edbem - o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!”. Este trabalho apresenta relato de experiência sobre a produção de conteúdo para o canal, considerando as necessidades de públicos variados, dentre os quais professores e estudantes. O objetivo é refletir sobre como o YouTube pode ser usado para a criação de conteúdos voltados à popularização das ciências, contribuindo para a alfabetização/letramento e divulgação do conhecimento científico, por meio do “EdQuímica EdBem - o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!” Trata-se de uma das ações desenvolvidas no projeto de extensão ‘Divulgação e Alfabetização Científica por meio das Mídias Digitais’, que teve como foco disseminar informação científica e combater informações falsas. A experiência contribuiu para a formação de estudantes de licenciatura em Educação do Campo, que trabalharam na produção dos conteúdos, em momentos de pesquisa, estudo, planejamento, elaboração e postagem. O YouTube apresenta-se como plataforma acessível propícia à divulgação de conteúdos científicos. As séries produzidas têm sido acessadas pelos usuários e atualmente possui 441 inscritos e 111 vídeos publicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21260_TB6851_14112023200614.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA" "autor_email" => "julianafarias2000@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6851 "inscrito_id" => 21260 "titulo" => "YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE ENSINO, FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EDQUÍMICA EDBEM O CANAL QUE APROXIMA O CONHECIMENTO QUÍMICO DO COTIDIANO" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes nas práticas de ensino e de aprendizagem na escola e no cotidiano das pessoas de modo geral. Pensando nisso e na divulgação científica é que se criou o Canal no YouTube “Edquímica Edbem - o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!”. Este trabalho apresenta relato de experiência sobre a produção de conteúdo para o canal, considerando as necessidades de públicos variados, dentre os quais professores e estudantes. O objetivo é refletir sobre como o YouTube pode ser usado para a criação de conteúdos voltados à popularização das ciências, contribuindo para a alfabetização/letramento e divulgação do conhecimento científico, por meio do “EdQuímica EdBem - o canal que aproxima o conhecimento químico do cotidiano!” Trata-se de uma das ações desenvolvidas no projeto de extensão ‘Divulgação e Alfabetização Científica por meio das Mídias Digitais’, que teve como foco disseminar informação científica e combater informações falsas. A experiência contribuiu para a formação de estudantes de licenciatura em Educação do Campo, que trabalharam na produção dos conteúdos, em momentos de pesquisa, estudo, planejamento, elaboração e postagem. O YouTube apresenta-se como plataforma acessível propícia à divulgação de conteúdos científicos. As séries produzidas têm sido acessadas pelos usuários e atualmente possui 441 inscritos e 111 vídeos publicados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21260_TB6851_14112023200614.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JULIANA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA JULIANA" "autor_email" => "julianafarias2000@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }