Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS ENFRENTADOS PARA ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DENTRO DO AMBIENTE DIGITAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5839
    "inscrito_id" => 16864
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PARA ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DENTRO DO AMBIENTE DIGITAL"
    "resumo" => "As plataformas digitais têm proporcionado uma grande quantidade de ferramentas que podem promover benefícios em diferentes âmbitos da sociedade em que vivemos. Considerando o espaço educacional, podemos observar que existem muitas possibilidades positivas a serem trabalhadas por meio do pensamento computacional, contudo, essa realidade não chega para todos e pode ser excludente para alguns grupos sociais, descumprindo o caráter intercultural que a educação precisa exercer. A presente pesquisa tem caráter metodológico de revisão bibliográfica, com embasamento teórico em três principais autores, Candau (2012) e Fratti (2019) que realizam uma discussão que perpassa os conceitos de interculturalidade e direitos humanos, e Reis (2020) que traz reflexões acerca da aplicação do pensamento computacional no contexto da educação básica. Por meio desse estudo, compreendemos que, para alcançar uma educação intercultural dentro desse meio virtual, ainda existem muitos obstáculos a serem enfrentados, desde questões socioeconômicas que impossibilitam a garantia do acesso à internet e outros equipamentos, até a própria produção de conhecimento no meio virtual que, por vezes é realizada por uma população majoritariamente branca e de classe média alta. Compreender os desafios por traz do alcance de uma educação intercultural no meio digital é, também, refletir acerca de possíveis soluções para que esse campo educacional virtual seja cada vez menos excludente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16864_TB5839_03102023093600.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIELY SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDIELY"
    "autor_email" => "belgentil8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99078
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5839
    "inscrito_id" => 16864
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PARA ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DENTRO DO AMBIENTE DIGITAL"
    "resumo" => "As plataformas digitais têm proporcionado uma grande quantidade de ferramentas que podem promover benefícios em diferentes âmbitos da sociedade em que vivemos. Considerando o espaço educacional, podemos observar que existem muitas possibilidades positivas a serem trabalhadas por meio do pensamento computacional, contudo, essa realidade não chega para todos e pode ser excludente para alguns grupos sociais, descumprindo o caráter intercultural que a educação precisa exercer. A presente pesquisa tem caráter metodológico de revisão bibliográfica, com embasamento teórico em três principais autores, Candau (2012) e Fratti (2019) que realizam uma discussão que perpassa os conceitos de interculturalidade e direitos humanos, e Reis (2020) que traz reflexões acerca da aplicação do pensamento computacional no contexto da educação básica. Por meio desse estudo, compreendemos que, para alcançar uma educação intercultural dentro desse meio virtual, ainda existem muitos obstáculos a serem enfrentados, desde questões socioeconômicas que impossibilitam a garantia do acesso à internet e outros equipamentos, até a própria produção de conhecimento no meio virtual que, por vezes é realizada por uma população majoritariamente branca e de classe média alta. Compreender os desafios por traz do alcance de uma educação intercultural no meio digital é, também, refletir acerca de possíveis soluções para que esse campo educacional virtual seja cada vez menos excludente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16864_TB5839_03102023093600.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIELY SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDIELY"
    "autor_email" => "belgentil8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As plataformas digitais têm proporcionado uma grande quantidade de ferramentas que podem promover benefícios em diferentes âmbitos da sociedade em que vivemos. Considerando o espaço educacional, podemos observar que existem muitas possibilidades positivas a serem trabalhadas por meio do pensamento computacional, contudo, essa realidade não chega para todos e pode ser excludente para alguns grupos sociais, descumprindo o caráter intercultural que a educação precisa exercer. A presente pesquisa tem caráter metodológico de revisão bibliográfica, com embasamento teórico em três principais autores, Candau (2012) e Fratti (2019) que realizam uma discussão que perpassa os conceitos de interculturalidade e direitos humanos, e Reis (2020) que traz reflexões acerca da aplicação do pensamento computacional no contexto da educação básica. Por meio desse estudo, compreendemos que, para alcançar uma educação intercultural dentro desse meio virtual, ainda existem muitos obstáculos a serem enfrentados, desde questões socioeconômicas que impossibilitam a garantia do acesso à internet e outros equipamentos, até a própria produção de conhecimento no meio virtual que, por vezes é realizada por uma população majoritariamente branca e de classe média alta. Compreender os desafios por traz do alcance de uma educação intercultural no meio digital é, também, refletir acerca de possíveis soluções para que esse campo educacional virtual seja cada vez menos excludente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.