DESENVOLVENDO NOVOS INTERESSES ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99106 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5873 "inscrito_id" => 21335 "titulo" => "DESENVOLVENDO NOVOS INTERESSES ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um relato de experiência de ensino de química desenvolvida junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado de Informática por meio da exploração de experimentos de Fabricação de bafômetro descartável e análise de etanol presente em gasolina comercial. Esta ação teve como escopo: proporcionar a visualização materializada dos conceitos explorados na referida disciplina, tais como: reações de oxidação, oxirredução e polaridade. Teoricamente buscou-se fundamentar em autores como Solomons (2001), Feltre (2004), Ferreira (2010), dentre outros. Essa investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – (IFSertãoPE – campus Ouricuri) – PE em dois momentos: observação não-participante de 4 aulas ministradas pelo professor regente da referida turma e execução de intervenção (regência docente) em mais 4 aulas. A regência ocorreu em duas fases; nas duas 2 primeiras aulas desenvolveu-se a execução dos experimentos já mencionados, no espaço do laboratório de química da referida instituição; em sequência foram realizadas duas aulas expositivas, com vistas a problematizar os experimentos e sanar dúvidas referentes aos conteúdos de funções oxigenadas: aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Dentre os resultados alcançados, foi possível perceber que por meio da execução dos processos de experimentação os discentes compreenderam como funciona a identificação de teor alcoólico presente no sangue, assim como o mecanismo da reação presente nas substâncias que compõem os referidos processos investigados. Isso indica que quando os discentes têm a oportunidade de entender de forma ativa como a química orgânica acontecesse, eles conseguem assimilar e consolidar mais facilmente os conhecimentos adquiridos. A busca por aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas requer a utilização de estratégias que consigam engajar e mobilizar os alunos. É necessário que os educadores compreendam essa importância e viabilizem cada vez a execução deste tipo de proposta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21335_TB5873_10122023224242.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA NEPONUCENA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JANAINA NEPONUC" "autor_email" => "janaina.neponucena@aluno." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99106 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5873 "inscrito_id" => 21335 "titulo" => "DESENVOLVENDO NOVOS INTERESSES ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O presente estudo trata-se de um relato de experiência de ensino de química desenvolvida junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado de Informática por meio da exploração de experimentos de Fabricação de bafômetro descartável e análise de etanol presente em gasolina comercial. Esta ação teve como escopo: proporcionar a visualização materializada dos conceitos explorados na referida disciplina, tais como: reações de oxidação, oxirredução e polaridade. Teoricamente buscou-se fundamentar em autores como Solomons (2001), Feltre (2004), Ferreira (2010), dentre outros. Essa investigação foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – (IFSertãoPE – campus Ouricuri) – PE em dois momentos: observação não-participante de 4 aulas ministradas pelo professor regente da referida turma e execução de intervenção (regência docente) em mais 4 aulas. A regência ocorreu em duas fases; nas duas 2 primeiras aulas desenvolveu-se a execução dos experimentos já mencionados, no espaço do laboratório de química da referida instituição; em sequência foram realizadas duas aulas expositivas, com vistas a problematizar os experimentos e sanar dúvidas referentes aos conteúdos de funções oxigenadas: aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Dentre os resultados alcançados, foi possível perceber que por meio da execução dos processos de experimentação os discentes compreenderam como funciona a identificação de teor alcoólico presente no sangue, assim como o mecanismo da reação presente nas substâncias que compõem os referidos processos investigados. Isso indica que quando os discentes têm a oportunidade de entender de forma ativa como a química orgânica acontecesse, eles conseguem assimilar e consolidar mais facilmente os conhecimentos adquiridos. A busca por aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas requer a utilização de estratégias que consigam engajar e mobilizar os alunos. É necessário que os educadores compreendam essa importância e viabilizem cada vez a execução deste tipo de proposta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21335_TB5873_10122023224242.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA NEPONUCENA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "JANAINA NEPONUC" "autor_email" => "janaina.neponucena@aluno." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }